Nosso e-mail comercial@johnsfarms.com.br
Contate-nos pelo telefone +55 (11) 4620-9150

Seu cachorro come chinelos e sapatos? Saiba como evitar

O cachorro come chinelos e sapatos quando filhotes para chamar atenção, afinal tudo o que ele gosta está ligado ao tutor, mas sabemos que essa não é a melhor maneira de nos agradar, certo?

Não é uma tarefa fácil mudar isso, porém há algumas maneiras de evitar essas travessuras e nós falaremos sobre elas neste artigo.

Por exemplo, deixar algumas atividades para o seu cachorro pode ajudar a entretê-lo e evitar essas experiências ruins, mantendo os seus sapatos em bom estado.

Se o seu filhote estiver parecendo um Beethoven, bagunçando todas as suas sandálias e sapatilhas, leia este artigo até o fim e confira algumas dicas para treinar seu cão e melhorar o comportamento dele.

Por que o cachorro come sandálias e roe as coisas?

Seu cachorro come chinelo ou roe os objetos, porque precisa gastar toda a energia acumulada. E roer é uma das maneiras que ele tem para liberar toda essa agitação.

Mas não é só energia acumulada que o leva a fazer isso. Então, conhecer seu cão pode ajudar a mudar esse comportamento. Preparamos abaixo 3 motivos que podem influenciar o seu cão a comer chinelos e sapatos. Veja:

dores na gengiva: em seus primeiros meses de vida, seu pet deve usar muito a boca para explorar, então ele irá buscar algo para aliviar seus dentes, seu primeiro alvo vai ser seus sapatos que estão sempre à vista

estresse ou tédio: se ele não tiver o espaço para brincar, brinquedos suficientes ou até mesmo um lugar para latir, isso pode chatear ele e roer vira uma distração

ansiedade ou saudade: quando seu cachorro está com saudade e ansioso para te ver, ele vai atrás daquilo que lembra você e mais uma vez o chinelo ou sapato está sempre à vista.

Estes são os 3 principais motivos que podem influenciar seu filhote a comer objetos para atrair sua atenção, e pelo fato dele ser pequeno o que mais lhe chama atenção é o que está ao seu alcance.

Como evitar que seus sapatos sejam mastigados?

O primeiro passo é entender os motivos e os comportamentos que levam seu cachorro a fazer isso, por exemplo: como chegou até o chinelo? Qual a frequência que ele faz isso? Só faz quando está presente? Será que ele quer atenção?

Esteja alerta para a reação dele ao receber uma bronca: primeiro observe, depois reaja.

Algumas coisas simples podem evitar que seus chinelos sejam comidos pelo seu pet. Confira:

  • brinquedos: certifique-se de que sempre tenha brinquedos que seu animal goste para se distrair, isso fará com que ele perca o interesse nos chinelos e sapatos
  • espalhe comida: deixe a comida espalhada em alguns locais pela casa, ele vai se exercitar e se acalmar
  • diga não: se ele for para cima de seu chinelo ou sapato, diga não, evite que ele queira atrair sua atenção com isso, se pegar, ignore-o
  • ansiedade: se ele sentir muita falta de você, deixe uma camiseta, ou uma blusa por perto para que ele sinta seu cheiro, isso irá acalmá-lo.

Se mesmo assim seu cachorro persistir em comer chinelos e sapatos, consulte um adestrador ou especialista em comportamento animal.

Geralmente um cão só fica mais calmo quando completa 2 anos de vida, pois começa sua fase adulta e assim as travessuras diminuem, ou você pode recorrer a castração dele.

5 dicas de como adestrar seu cachorro

Adestrar um cachorro é uma tarefa que parece complicada, porém é mais fácil do que você pensa: comece enquanto filhote para que ele absorva mais os ensinamentos do treinamento.

Você sabe por que ele entende mais quando filhote? Porque esse é o período em que ele está se adaptando a você e aos seus comandos. Vamos às 5 dicas:

clicker: por meio de um aparelho você estimula seu cão com um barulho, fazendo com que ele preste atenção quando você disser não. Depois de um tempo ele já irá associar o som ao comando

recompensas: sempre o recompense por uma boa atitude, ofereça um petisco para ele, o cão vai entender que fez algo correto e que para ganhar outro biscoito, terá

que continuar com o bom comportamento

duração dos treinos: evite locais com muita dispersão para o animal para que ele fique concentrado nos comandos, as sessões de treinos devem durar entre 10 e 15 minutos para não cansá-lo

moderação: não abuse dos truques, eduque seu comportamento primeiro. Ensine-o a não pular nas pessoas e a só fazer xixi nos locais indicados.

Logo não sobrará muito tempo para os truques, por exemplo: aprender a dar a pata, rolar ou sentar. Então foque primeiro em seu comportamento e deixe os truques para depois

aplicativo: o aplicativo Bino pode te ajudar com técnicas de adestramento, além oferecer um calendário de treino para o seu cão.

O médico veterinário Rômulo Edgar explica em uma entrevista ao G1:

“é essencial que seu cachorro entenda que seu comportamento não é o certo, por mais que você tenha dó de dizer não ou dar uma bronca nele, é necessário para que o adestramento funcione”.

E então, o que achou das dicas? Comente abaixo e já usou algumas delas e como foi. E se quiser melhorar o adestramento do seu cachorro, veja um artigo que preparamos sobre o melhor petisco para o treino.


Comentarios


Se você se interessou por Seu cachorro come chinelos e sapatos? Saiba como evitar, você vai gostar de ver:

Regiões onde a John's Farms Brasil atende Seu cachorro come chinelos e sapatos? Saiba como evitar:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque