Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!
Maykon M. Martins

Escrito por Maykon M. Martins em 04 de novembro de 2019

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

Seu cachorro precisa brincar com a comida: saiba o porquê

Seu cachorro precisa brincar com a comida, isso é uma excelente prática para que se cão tenha algumas atividades enquanto você não estiver em casa.

O esporte e a alimentação saudável são essenciais para seu pet ter uma vida com felicidade, por isso recomendamos que leia o nosso artigo sobre os 4 esportes para cachorro.

O cachorro precisa brincar com a comida para ter disposição e animação na hora de se alimentar, um cão não pode ficar entediado e longe de seu tutor por muito tempo. Isso pode desencadear muitos problemas, físicos e até mentais para nossos amigos.

Por isso, ajude o seu melhor amigo lhe oferecendo algumas lições de casa para ele fazer na hora de se alimentar, abaixo veja 3 motivos do porquê ele deve se divertir ao comer. Confira:

3 motivos para que seu cachorro brinque com a comida

O tédio do seu cachorro é um problema que deve ser levado a sério, afinal ele pode procurar por algo que atraia sua atenção e neste momento que os cachorros comem chinelos e sapatos.

Pensando em minimizar os estragos quando seu cão estiver sozinho, abaixo temos 3 motivos para seu cachorro brincar com a comida, Veja:

Exercício: exercitar seu cachorro é muito importante, obesidade não é nada bom para a saúde de seu pet, por exemplo, usar alguns brinquedos para cachorro que cria quebra-cabeça até que consiga liberar a comida, ajuda o seu animal a correr pela casa toda e se distrair.

Agitação: a agitação é uma forma de tirar cão do tédio, evitando um transtorno com seus calçados ou até mesmo os seus móveis. Logo, deixar atividades para que ele brinque com a comida deixa o cachorro feliz e você em paz.

Saia da rotina: os cachorros são animais inteligentes, com isso eles tendem a ficar chateados e não querer comer se você colocar a comida de maneira rotineira, ou seja, no mesmo pote todo dia, eles acabam perdendo o interesse e não se alimentam direito, então colocar a comida em brinquedos voltará a atrair o interesse dele pelo alimento.

Brincar com seu pet é essencial, tanto para o deixar feliz, quanto para deixá-lo saudável.

Vamos falar alguns exemplos a seguir, fique e veja como você pode criar alguns quebra-cabeças para seu cachorro. Observe:

Exemplos de brinquedos para brincar com a comida do cachorro

Se você está disposto a criar desafios para seu cachorro brincar com a comida, mas não tem um dinheiro disponível para isso, então crie você mesmo o brinquedo. Confira abaixo exemplos de como montar um bom estímulo para seu pet de maneira simples.

  • Canos de PVC: você pode usar um cano de PVC, basta vedá-lo e deixar uma passagem pequena de um lado para que a comida passe, isso vai estimular o cão a buscar alguma forma de despejar a comida, se divertindo no processo.
  • Garrafa PET: crie uma armação para garrafa PET, você pode utilizar pendurar as garrafas PET, fixando-a numa armação por meio de um furo, coloque a ração no fundo da garrafa, isso criará um quebra-cabeça para que o cachorro descubra como virar a garrafa e pegar a comida.
  • Compre brinquedos: há diversas lojas com brinquedos para seu animal de estimação, dentre os produtos da loja, existe bolas de plástico em que você pode colocar a comida dentro e fechá-las, tem uma pequena saída em que despeja a ração quando o pet a movimenta.

Estes são alguns exemplos do que você pode fazer para estimular seu cachorro.

Os especialistas recomendam essas atividades, afinal o cachorro precisa de estímulos criativos, o médico veterinário Dalton Ishikawa disse em entrevista para Gazeta do Povo:

“As pessoas pensam que brincar com a comida irá deixar os cães chateados, mas, na verdade, eles sentem prazer em resolver esses impasses”.

“O cachorro vai ficar chateado mesmo é se você der a comida toda, ele comer em 1 minuto e ter de esperar olhando para a porta o dia todo até seu tutor chegar para brincar com ele”.

Conclusão

Apesar de nossas recomendações sobre a garrafa PET, tome cuidado para com a condição dela, seu cão pode comer algum plástico e acabar se contaminando, contraindo doenças, etc.

Tenha certeza que o material a ser utilizado está limpo e em bom estado, assim você evita transtornos e ajuda no bem-estar de seu melhor amigo.

Se este artigo foi interessante e te ajudou a entender o porquê de estimular os cães com desafios. Deixe abaixo um comentário contando a sua experiência ao usar essas dicas e exemplos.

Mas além disso, os estímulos não são o suficiente para deixar seu pet feliz e satisfeito, uma boa ração é essencial para sua saúde e crescimento dele.

Veja quais são os melhores petiscos para que seu pet fique bem alimentado. Recompensá-lo por bons comportamentos também é importante, dê uma olhada em nossos produtos.