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Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 08 de abril de 2020

Serviços de Pet Shop: como se diferenciar da concorrência

Diferenciar os serviços de pet shop é uma maneira de inovar e aumentar a presença do seu negócio no mercado. Nos tempos atuais, a inovação é o dever do empreendedorismo para ser diferente. E isso traz uma onda de novos clientes, porque proporciona uma experiência nova para eles.

Serviços de Pet Shop: como se diferenciar da concorrência

Especialistas em empreendedorismo sempre estão focando os seus negócios em inovar, e para que você faça parte destes especialistas, existem vários tipos de inovação:

  • intraempreendedorismo;
  • inovar no modelo de negócio;
  • inovação nos produtos;
  • inovação em serviços.

Existem mais tipos de inovação, entretanto vamos focar nos que citamos acima, ao longo do texto você poderá ver uma explicação sobre eles.

Abrir um negócio não é nada fácil, uma experiência nova para muitas pessoas que estão buscando uma guinada na vida profissional, seja com o objetivo financeiro ou de conquista. Ser empreendedor exige-se diversas mudanças em sua visão de mundo e de como fazer isso.

Então, este texto vai te oferecer algumas dicas para se diferenciar da concorrência, desde as mais simples, até as que você vai ter que modificar todo o seu empreendimento.

O artigo tem duração de 10 minutos de leitura e para que você tenha uma boa experiência o dividimos em tópicos. Acompanhe:

  • O que é inovação?
  • Tipos de inovação
  • Como inovar em serviços de pet shop?
  • Oferecendo seus produtos na Amazon
  • Conheça seu público e suas dores
  • Estratégias de marketing para Pet Shop
  • Conclusão

O que é inovação?

Inovar pode ser a chave que gira o seu negócio para um novo patamar, ou seja, entender a área de investimento para poder oferecer um produto, serviço ou até mesmo um modelo de negócio que é totalmente diferente, ou pelo menos é diferente em relação ao que se tem na área. É um grande passo para poder fazer sucesso.

Então, para se ter sucesso é obrigatoriamente necessário inovar? Pois bem, nos dias de hoje, basicamente sim, tendo em vista que existem mais de 31 mil lojas de varejo pet shop pelo Brasil afora. Portanto, caso você tenha uma ideia inovadora, faça uso dela e aplique-a em um empreendimento.

Inovação se trata de descobrir uma forma de vender, um produto novo que seja necessário na vida das pessoas, ou até um serviço específico que seja útil para pessoas que têm cachorros. Seja oferecer petiscos em um delivery ou contratar dog walkers que possam fazer uma parceria com os produtos de sua loja.

Existem diversas maneiras para você poder exercer a inovação em seu pet shop, o mais importante no momento que você tiver uma ideia, é de saber aplicar ela. Além disso, caso você tenha um negócio já estabelecido, o mais importante na hora de oferecer sua inovação, será a aplicação em seu layout.

Portanto, caso você ache que este produto, serviço de pet shop, irá fazer um bom sucesso pela sua utilidade, esteja preparado para fazer mudanças em seu layout. Estabeleça as seguintes análises:

  • Observe onde os clientes vão primeiro ao entrar em sua loja;
  • Quais são os produtos mais vendidos e se isso tem haver com o layout ou a necessidade dos clientes;
  • A sua ideia inovadora se encaixa com o tema de seu estabelecimento, onde seria?
  • Consulte os clientes antes, faça uma pesquisa e veja se a ideia é útil para eles, essa é uma boa forma de saber se o produto ou serviço de pet shop vai dar certo.

Estabelecendo essa análise você poderá ter um auxílio melhor no momento de tomar a decisão correta, isso é importante para que você tenha um suporte para poder ter confiança na mudança de layout da sua loja. Afinal, algo inovador merece a maior atenção possível de sua loja.

Além de saber o que é inovação, o empreendedor precisa saber os tipos de inovação para catalogar qual a inovação dos serviços de pet shop da ideia dele, por isso veja quais são os tipos de inovação:

Tipos de inovação

Inovar é a base para um empreendimento fazer sucesso, e como já dissemos em outros artigos por aqui: o empreendedor precisa ter conhecimento no que ele deseja inovar, empreender e qualquer outra necessidade de sua loja de pet shop.

Pois bem, conhecer os tipos de inovação pode te ajudar em uma orientação na aplicação de sua ideia para os serviços de pet shop ao desejar que sua loja seja diferença da concorrência, confira:

  1. intraempreendedorismo: o intraempreendedorismo é um tipo de inovação em um setor que possui alta competitividade, que é o caso dos pet shops, então o intraempreendedorismo é uma forma de inovar em algo que já está estabelecido, como os serviços de pet shop. Criar um serviço novo ou mudar algo essencial nos serviços já conhecidos;
  2. inovar no modelo de negócio: inovação no modelo de negócio é como mudar as estratégias de como gerar receita, como gerir a empresa e outros modos de gerenciar o seu negócio de forma inovadora para que os clientes sejam atraídos;
  3. inovação nos produtos: a inovação de produtos é bem óbvia em relação ao que você precisa fazer, desenvolver um produto novo e formalizá-lo em seu layout de forma atraente, provavelmente será inovador e chamativo para seus clientes se interessarem;
  4. inovação em serviços: este que é o foco de nosso artigo, inovar em serviços é necessário para atrair uma boa quantidade de clientes e fazer um bom marketing de sua empresa, tendo em vista que bons clientes indicarão os seus serviços para pessoas que ele conhece.

Desenvolva uma estratégia por meio desses tipos de inovação e você vai poder se tornar um dos grandes no ramo de pet shop, pois inovar em uma área tão bem estabelecida como o de serviços de pet shop, ou até produtos de pet shop.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do mercado de pet shop no Brasil, nosso país é o segundo mercado pet do mundo, ficando atrás somente da maior potência econômica do planeta, os Estados Unidos da América. 

Portanto, como é possível inovar em serviços de pet shop no Brasil? Veja algumas dicas logo abaixo:

Como inovar em serviços de pet shop?

Para se diferenciar da concorrência, é fundamental trazer inovação na área de serviços de pet shop, seja com novos tipos de serviços de pet shop, ou mudando coisas que transformam os serviços já estabelecidos.

Por isso que abaixo nós oferecemos dicas para você poder analisar e entender como é possível se diferenciar das concorrências com essas pequenas mudanças, usufruindo de inovação de serviços e o intraempreendedorismo que já abordamos no texto, por isso, veja quais são essas dicas:

  • a primeira dica é fazer uma pesquisa junto dos clientes que utilizam os seus serviços de pet shop, dessa forma você vai entender do que ele precisa, além de poder ter um feedback em relação ao atendimento e o que ele gosta em seu trabalho;
  • outra informação importante que você deve obter por meio de uma pesquisa, entretanto com mais cautela, é buscar informações de seus concorrentes, assim como você visa inovar no seu empreendimento para oferecer serviços de pet shop melhores, o seu concorrente pode estar tendo a mesma ideia;
  • para inovar nos tempos atuais, é possível colocar tecnologias em seu estabelecimento, ou seja, caso você ofereça o serviço de leva e traz em seu pet shop para o banho e tosa. Dê a opção para o seu cliente acompanhar via aplicativo onde o animal de estimação dele está e outras informações que podem ser cruciais;
  • algo que está se tornando comum entre tutores de pets é fazer festas de aniversários para cachorros, com petiscos, alimentos naturais e próprios para os animais, portanto pode ser bem útil que você faça kits de aniversários para os cães, com um bolo de petiscos ou carnes e coisas que agradem os animais;
  • hoje em dia é comum também que os tutores preparem seus cães para concursos de beleza para cachorro, por isso que oferecer serviços de pet propriamente para cães de competição pode trazer uma nova onda de clientes.

Essas dicas podem ser muito úteis para quem deseja inovar nos serviços de pet shop, trazer tecnologia, dar a oportunidade de adquirir outros tipos de clientes, é vital para que a saúde financeira de seu negócio melhore e se estabeleça dentro desse ramo de pet shop.

Entretanto, algo que não se pode deixar para trás é a fidelização de clientes, para isso nós temos um exemplo de sucesso no ramo de pet shop, que é o dono da Pet Love, uma empresa que nasceu em 1999 e se apoiou nos produtos e serviços que trabalham para fidelizar uma base de clientes.

O veterinário Marcio Waldman criou o e-commerce da Pet Love, com planos de assinatura e produtos que atendam as necessidades de seus clientes, por meio dessas assinaturas, ele pode garantir uma boa quantidade de clientes para sustentar o negócio de maneira saudável.

Uma dica que ele dá é de: “o e-commerce é o primeiro passo para quem deseja começar a conhecer a internet”. Entretanto, ele também avisa: “a loja online não deve ser somente um local tradicional que venda os produtos pela internet, mas sim um ambiente que agrade ao consumidor e que o engaje para ser fiel.”

Essas dicas podem ser valiosas, caso você saiba usá-las, além de vir de alguém que tem bastante experiência no ramo. Entretanto, se estiver com receio de começar uma loja online sem ter algum tipo de renome com a sua marca, quiçá experiência, há opção de vender produtos pela Amazon, confira:

Oferecendo seus produtos na Amazon

A Amazon é o maior e-commerce do mundo e recentemente abriu as portas para que pequenos empreendedores possam vender em seu site, retirando uma pequena porcentagem de sua quantia, com diversas vantagens que ter sua marca relacionada com um site dessa proporção pode ser muito benéfico.

Portanto, oferecer seus produtos na Amazon pode ser a melhor maneira de inovar nos seus serviços de pet shop, pois isso traz uma boa quantidade de clientes, conforme a sua visibilidade estiver boa no site da Amazon.

Os benefícios se iniciam na visibilidade, passam pelo interesse do público e chegam finalmente aos valores a serem recebidos pelos royalties ganhos. Nós escrevemos um artigo te ensinando, confira:

Serviços de Pet Shop: como se diferenciar da concorrência

Além disso, é muito importante que você cadastre seu negócio no Google negócios, afinal, isso traz engajamento, ferramentas que auxiliem você na avaliação dos seus serviços de pet shop e obter feedback dos seus clientes no atendimento.

Cadastro no Google negócios

Ter ambição é bem comum para quem deseja se diferenciar da concorrência e adquirir serviços de pet shop inovadores, por isso que ter engajamento nas mídias sociais é fundamental para quem deseja ter sua marca com uma boa repercussão, além de poder ter um feedback por meio dos comentários do Google Plus.

Cadastre sua empresa no Google negócios e leve informações importantes aos clientes, ou seja, ao registra-se na plataforma você colocará as seguintes informações na rede:

  • endereço;
  • telefone;
  • reservas de banho e tosa por exemplo.

Essas são 3 informações essenciais para cadastrar seu empreendimento, além de que deve relatar quais são os serviços de pet shop que você oferece. Dessa forma, os serviços são explicados de forma concisa e os clientes entendem facilmente o que constitui isso.

O que é necessário realmente mesmo em um empreendimento é entender seu público-alvo, além de saber quais são as dores deles, veja:

Conheça seu público e suas dores

Saber qual é seu público-alvo é muito importante para determinar qual será a sua estratégia de abordagem para chegar até os seus clientes. Também é fundamental saber as dores deles, ou seja, o que eles precisam para resolver os problemas, sejam com serviços de pet shop ou algum produto que solucione o que ele necessita.

As dores ou problemas de um cliente determina o que ele precisa, um cachorro que está enjoado de comer a mesma ração todos os dias precisa de uma mudança em sua dieta, isto é oferecer algum petisco que o atraia até a sua ração, como os petiscos John’s Farms, que podem ser muito úteis nestes momentos, para que o cão tenha todos os seus nutrientes preenchidos.

Formar uma pesquisa para ter um público-alvo pode ajudar você a direcionar suas vendas para o que seu cliente precisa, portanto, fazer uma pesquisa de público-alvo é fundamental.

Caso o foco do seu empreendimento seja de serviços de pet shop, como o banho e tosa, corte de unha em animais de estimação, cortes especiais nos pelos, entre outros serviços. Uma boa maneira de você saber o seu público-alvo é estabelecendo uma questão no momento de saída do cliente da loja.

Portanto, quando ele estiver saindo da loja, pergunte e registre em uma planilha, faça isso ao menos por 2 meses. Dessa forma, você terá uma importante base para saber quais as necessidades de cada um de seus clientes.

Essa é uma estratégia do marketing, e o público-alvo é mais conhecido como lead neste caso. Empreendedores devem conhecer estratégias de marketing e impor elas em sua empresa, é uma ótima forma de se diferenciar da concorrência, além de que os serviços de pet shop precisam dessas estratégias para se tornar uma inovação na área.

Por isso, conheça abaixo algumas estratégias importantes do marketing e que você pode adotar em seu empreendimento. Veja:

Estratégias de marketing para Pet Shop

Serviços de Pet Shop: como se diferenciar da concorrência

Entender de marketing é essencial para qualquer empreendedor, desde o dono de uma única loja de pet shop, até mesmo para o dono de uma rede de pet shops. Por isso que você deve conhecer algumas estratégias, veja:

  1. para conhecer seu público-alvo, conheça a estratégia de adquirir leads, como criar uma oferta isca para angariar clientes, divulgar a oferta e outras informações que você precisa conhecer;
  2. uma das estratégias mais importantes é a de entender a jornada do consumidor, desde onde ele conheceu a empresa, até mesmo o porque dele buscar produtos com esse sentido. Isso se torna fundamental para você poder saber onde divulgar sua empresa;
  3. há um artigo que pode ser muito interessante para o empreendedor de pet shop, pois ele explica o marketing digital para pet shop. Por exemplo, trabalhar o marketing digital de forma offline, o que pode ser muito importante para quem não tem tanta base para investir.

Estas 3 estratégias podem ser ótimas para quem está iniciando um novo empreendimento, ou inovar os serviços de pet shop que são oferecidos em sua loja.

Conclusão

Para se diferenciar da concorrência é necessário adotar serviços de pet shop inovadores e ter um ótimo atendimento ao cliente, pois isso agrada o cliente para que ele possa retornar no futuro.

Criar uma fidelização do cliente é a melhor forma para saber quanto será o seu faturamento mensal, além de ter a segurança de onde pode aumentar o seu estabelecimento, investindo em coisas que você sabe que darão certo.

Além disso, saber quais produtos são essenciais no pet shop, como os petiscos John’s Farms, é fundamental para criar o ambiente que agrade aos clientes e que ele se interesse o suficiente para entrar em seu pet shop.