Quer receber mais dicas para fazer seu PetShop crescer em momentos de crise?

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Maykon M. Martins

Escrito por Maykon M. Martins em 06 de dezembro de 2019

Saiba o que é insuficiência renal crônica em cães

A insuficiência renal crônica em cães é uma doença difícil que é vista com maior ocorrência em animais idosos. Uma doença séria, que gera dúvidas em muitos tutores de cachorro: “o que fazer? O que é isso? Quais são as causas dessa doença?”, a origem dessa insuficiência renal crônica em cães pode ter 3 causas, veja:

insuficiência renal crônica em cães

  • Congênita: a causa congênita é a que o animal nasce com essa doença.
  • Familiar: a familiar é vinda de sua árvore genealógica, portanto pode vir dos pais do cachorro.
  • Adquirida: essa é a causa menos recorrente, sendo assim é difícil do cão adquirir a insuficiência renal crônica durante a sua vida.

Levar o cachorro em um veterinário é obrigação de qualquer tutor, não só para um check-up, mas também para conferir algumas dicas do que pode melhorar a qualidade de vida de seu cão e saber o histórico de saúde do seu cachorro.

Isso é muito importante, porque quanto mais cedo a insuficiência renal crônica em cães for diagnosticada, melhor será o tratamento para diminuir seus efeitos.

Este artigo tem em média 11 minutos de leitura, para facilitar a leitura nós o dividimos da seguinte forma:

  1. O que é a insuficiência renal crônica em cães?
  2. Sintomas da doença?
  3. O que fazer para tratar a doença?
  4. Os efeitos da doença no cachorro
  5. A insuficiência renal crônica em cães tem cura?
  6. Hospitais veterinários para tratar a insuficiência renal crônica em cães
  7. Conclusões

O que é a insuficiência renal crônica em cães?

Como o nome já diz, a insuficiência renal afeta os rins dos cães, sendo assim, ela provoca um falecimento das funções do órgão, isso causa um excesso de sede e altera diversas coisas no metabolismo,os efeitos da doença serão abordados no decorrer deste texto.

Com insuficiência renal, o cachorro tende a ficar desidratado mais vezes ao dia e o seu corpo terá mais complicações, pois o rim filtra os líquidos e fornece os nutrientes que circulam no sangue dele. Além disso a insuficiência renal crônica provoca uma deficiência na circulação sanguínea, devido ao acúmulo de ureia.

Pedras nos rins em cachorros

A ureia é um dos principais elementos da urina, a retenção dela provoca a criação de pedras no rim, além disso o cachorro fica com urina no sangue, por causa do excesso de retenção de xixi.

Como o órgão do cachorro estará prejudicado por conta da insuficiência renal crônica, com esse acúmulo de urina, o organismo do cachorro fica impedido de circular normalmente.

Esses problemas causam a retenção de vários elementos de aminoácidos (substâncias que circulam nutrientes, células, ou coisas a serem expelidas) alguns componentes dessa estrutura, que faz parte do organismo de todos os seres vivos, levam coisas que precisam ser expelidas pela urina e se forem retidas podem criar bactérias e vírus no organismo.

Dessa maneira, a insuficiência renal crônica em cães não causa só a deficiência nos rins, mas também doenças que podem prejudicar a qualidade de vida e vitalidade do seu cachorro, desencadeando uma série de complicações que podem até causar o falecimento do animal.

Para compreender melhor o que essa doença provoca, é necessário entender os sintomas dela, não é mesmo? Abaixo listamos alguns dos sintomas mais comuns dessa doença.

Sintomas da doença

A insuficiência renal crônica em cães provocam sintomas preocupantes, porém cada caso é diferente, porque o rim atua de maneira diferente em cada organismo, além disso essa doença possui diversos estágios diferentes, portanto os sintomas podem evoluir.

A insuficiência renal pode ser percebida por alguns sintomas, abaixo, nós listamos alguns deles, confira:

  • perda de apetite
  • volume de urina muito maior
  • feridas na boca e nariz
  • perda de peso
  • vômitos diários
  • mau hálito forte

Esses sintomas são bem perceptíveis, sendo assim, você já tem motivos suficientes para levá-lo a uma consulta veterinária.

Os cachorros podem começar a sofrer de insuficiência renal crônica a partir dos 7 anos, quando estão entrando na terceira idade, afirma a professora doutora da FAEF (Faculdade de Ensino Superior e Integral) Eliane Toledo-Pinto.

Porém apesar desses sintomas fazerem parte da insuficiência renal crônica em cães, eles não são exclusivos dessa doença, por isso que sempre recomendamos a ida ao médico veterinário, para tranquilizar o tutor e ter um diagnóstico definitivo de um especialista.

Vamos falar um pouco sobre o que pode ser feito para tratar essa doença perigosa, isso ajudará na hora da angústia.

O que fazer para tratar a doença?

Após ser diagnosticado com a insuficiência renal crônica em cães, o animal terá de ser submetido a um processo de auxílio ao rim dele. São medidas necessárias que ele recupera uma qualidade de vida próxima ao que tinha antes da doença.

Após uma consulta do seu cachorro em um veterinário, ter feito exames e descoberto a existência da doença, você pode utilizar algumas das dicas abaixo para ajudar no tratamento de seu cão, veja:

  1. alimentação natural: a dieta é uma das coisas mais importantes para a qualidade de vida do cachorro, portanto uma alimentação natural faz com que o cão tenha todos os nutrientes possíveis, além disso, não esqueça do fornecimento de água dele que deve estar sempre cheio e limpo.
  2. massagem: um cachorro ama um carinho na barriga, não é mesmo? Um cão com insuficiência renal crônica gosta ainda mais, pois isso ajuda ele a urinar, pressionando com carinho a sua bexiga para poder fazer as suas necessidades.
  3. medicação: é importante ressaltar que apenas coisas caseiras não irão sustentar a eficiência do rim do animal, é por isso que você deve utilizar os medicamentos indicados pelo veterinário, assim você deve garantir uma boa combinação de soluções para o rim do seu cão.
  4. nutrientes essenciais: existem 3 elementos vitais para o cachorro melhorar a sua dieta que vai ajudar muito na insuficiência renal crônica em cães, são eles: fósforo, sais minerais e proteína. O menos conhecido é o fósforo, que pode ser encontrado em alimentos como: peixes, abóboras, frutas secas, etc. Por isso, diversifique na alimentação dando frutas e vegetais para cachorro.

Com essas dicas sendo utilizadas o cachorro pode ter um aumento significativo na saúde.

Pacientes tratando a insuficiência renal crônica com Benazepril

Humanos também podem sofrer com a insuficiência renal crônica, sabia? Durante a década de 2000, os pacientes caninos e humanos receberam um tratamento com o remédio Benazepril e começaram o tratamento com esse medicamento.

Ele busca ajudar os pacientes com a hipertensão, um dos sintomas mais comuns da insuficiência renal em crônica. Os medicados tiveram uma boa melhora no organismo e tiveram uma progressão no funcionamento do rim, sendo assim, o Benazepril se tornou muito útil no tratamento.

A Universidade de Wisconsin junto com a Universidade Paulista (USP) e a Universidade estadual de Londrina-PR estudaram esse caso e concluíram a eficácia do remédio tanto para os problemas cardíacos que a hipertensão gera, tal como os problemas com a insuficiência renal crônica em cães.

E o melhor do medicamento é que nenhum efeito colateral foi diagnosticado, não há coisa melhor que um remédio que pode ajudar tanto e não possui efeitos colaterais, concorda?

Se for a um médico veterinário e ele não recomendar o Benazepril, questione se o remédio seria adequado, além disso, busque mais opiniões e diagnósticos para ter certeza do que se passa com seu cachorro e qual o tratamento mais adequado.

Já conhecemos o que é a doença, seus sintomas e o que fazer no tratamento, mas e os efeitos que isso causa no cachorro? Sua vida será mais curta? Quanto tempo ele pode sobreviver com essa doença? Tratamos sobre isso a seguir, confira:

Os efeitos da doença no cachorro

A insuficiência renal crônica em cães prejudica muito o rim do animal, como o desenvolvimento da doença se dá em cães idosos a saúde do animal fica ainda mais frágil, dessa forma pode ter outras preocupações a lidar.

Os efeitos iniciais da doença não são tão visíveis, e a insuficiência renal crônica pode progredir em seu estágio de maneira imperceptível. Veja os efeitos iniciais:

  • urinar pouco durante o dia
  • tomar mais água que o normal
  • diminuir progressivamente o apetite
  • cansaço físico mais recorrente
  • perda de peso

Os impactos iniciais não são percebidos tão facilmente, mas com a progressão da doença no organismo, outros efeitos tomam conta do cachorro e são mais agressivos que quaisquer outros, se você mora próximo ao primeiro hospital veterinário público de Osasco, leve-o imediatamente se os seguintes sintomas aparecerem:

  • desidratação severa
  • diarreia
  • infecção de urina
  • depressão
  • vômitos frequentes
  • fraqueza excessiva

Como pôde perceber, os cachorros também sofrem de depressão, assim como os humanos. Um meio de animá-lo contra a depressão por estar sofrendo com a insuficiência renal crônica em cães são os brinquedos.

Brinquedos contra a depressão

Os brinquedos para cachorro são muito úteis quando você não está presente, eles ajudam a aliviar o estresse, o tédio, a depressão, além disso, servem como uma ótima distração para o cão não ficar te esperando chegar do trabalho ou outro compromisso.

Os “remédios” contra a depressão não param por aí, mas os petiscos são vitais na vida do cachorro, pois eles trazem um preenchimento dos nutrientes necessários ao cão, além de uma variação no cardápio do animal, afinal, comer uma ração ou alimentos naturais iguais todos os dias cansam qualquer um, não é mesmo?

Ossos para cachorro também são muito importantes, aliviam o mal hálito e são uma excelente ferramenta para distrair o cão. Todos esses acessórios vão te auxiliar a cuidar da felicidade do seu pet, a alegria de um cachorro não pode ser apagada, se não os sintomas da doença podem piorar.

Mas há uma dúvida ainda entre os médicos e principalmente com os tutores dos amigos de quatro patas, isso é, a insuficiência renal crônica em cães tem cura ou não? Descubra:

insuficiência renal crônica em cães

A insuficiência renal crônica em cães tem cura?

A insuficiência renal crônica em cães, trata-se ou de uma doença hereditária, ou que foi adquirida com a fragilidade da vitalidade do cachorro, portanto não é uma doença curável por ser crônica.

É por isso que no texto nós indicamos apenas tratamentos a serem feitos e coisas para melhorar a felicidade de seu cachorro, infelizmente não há o que se fazer para curar essa deficiência nos rins de modo que ele volte a funcionar por completo.

Dessa maneira o paciente terá de receber um acompanhamento pelo resto da vida, mas não pense que o cachorro ficará debilitado, ele pode ter a mesma felicidade se o seu tratamento for cedo e for feito corretamente.

Portanto mesmo que seu pet esteja com a insuficiência renal crônica, isso não o inibe de ser um cachorro feliz e espoleta.

A expectativa de vida do animal pode diminuir por conta de ser uma doença bem agressiva. Porém o importante é não demonstrar tristeza e sim buscar um tratamento o quanto antes, logo após o diagnóstico do veterinário.

Já falamos do primeiro hospital veterinário público de Osasco, mas este não é único hospital público do país. Saiba mais abaixo:

Hospitais veterinários para tratar a insuficiência renal crônica em cães

No Brasil os tutores que têm cachorros em casa ultrapassam os 45% da população, por isso é necessário que hospitais veterinários sejam espalhados por todo o Brasil.

Os estados brasileiros que mais possuem hospitais públicos para animais, são:

  • Goiás e Distrito Federal: o mais comum dos estados é terem as concentrações de hospitais, escolas e etc nos grandes centros comerciais, o estado de Goiás não foge dessa estatística, tal como o Distrito Federal. Goiânia e Brasília tem muitas clínicas e hospitais públicos para você tratar o seu amigo de quatro patas.
  • Rio de Janeiro: o famoso estado brasileiro, conhecido pelo verso da música “aquele abraço” de Gilberto Gil - “O Rio de Janeiro continua lindo”. Com universidades e hospitais populares por todo o corpo do estado, o Rio de Janeiro é um dos lugares no Brasil com mais medicina veterinária do país.
  • São Paulo: a grande metrópole do Brasil, que é o maior centro de comércio do país, tem uma fortíssima indústria de produtos pets. Sendo assim, também é um dos estados com maior procura por medicina veterinária, por isso que é também um excelente lugar para você poder tratar de seu filho de quatro patas, um bom lugar para tratar da insuficiência renal crônica em cães
  • Rio Grande do Sul: este é o estado que mais tem clínicas e hospitais veterinários públicos para que você possa tratar seu amigo de quatro patas. Para quem se preocupa e tem a felicidade e saúde do cachorro, o Rio Grande do Sul é o melhor estado para se morar, o tratamento da insuficiência renal crônica em cães fica bem fácil por lá, concorda?

Estes estados apresentam a maior concentração de hospitais e clínicas veterinárias do país, porém procure médicos especialistas em sua cidade. Todo lugar precisa de ter uma assistência médica para animais, para que o tutor fique despreocupado se precisar levar seu cachorro em uma emergência.

Conclusão

A insuficiência renal crônica em cães é uma doença perigosa e, por vezes, fatal. Porém há muita chance de cura se o cachorro não ultrapassar a deficiência dos rins em 75%, é por isso que o diagnóstico precoce é tão importante, se ultrapassar essa porcentagem, o risco de falência do órgão é grande e não há volta.

Tratar de seu cão nesses casos é muito importante, prosseguir com uma dieta natural e estar atento a felicidade de seu cachorro são pontos essenciais para ajudar o seu filho de quatro patas.

Por serem totalmente dependentes dos tutores, os cães idosos precisam de mais cuidados, por isso indicamos que você adapte o dia a dia do cão, dando por exemplo, ração para cachorro idoso. Lembrando que os pets de terceira idade são os mais atingidos pela insuficiência renal crônica em cães.

E, também para alegrar a vida de seu cão, recomendamos os petiscos da John’s Farms, que complementam a nutrição do seu animal, além de serem excelentes para treinar seu cachorro se quiser.

Conte com a gente para saber tudo sobre cachorros e suas necessidades e cuidados a serem tomados.