newsletter

Quer receber mais dicas para fazer seu PetShop crescer em momentos de crise?

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Maykon M. Martins

Escrito por Maykon M. Martins em 27 de novembro de 2019

Por que o cachorro come grama ou plantas?

Cachorro come grama o tempo todo, você já deve ter visto isso. Trata-se de uma situação que acontece com bastante frequência com alguns cães, mas você sabe por que isso acontece?

cachorro come grama

Esse comportamento do cachorro é uma medida extrema para que ele alivie a dor no estômago, algo que ele comeu e não está fazendo bem, e a grama funciona como um limpador na barriga do animal.

As plantas são consideradas ervas medicinais, portanto se o cachorro come grama é porque ele sente dor no estômago e isso evita que ele vomite e coloque tudo para fora. Com isso, ele aliviar a dor intestinal.

Mas os benefícios da planta na barriga do animal não param por aí. Por isso, veja o que teremos neste texto:

  • Os benefícios para o cachorro que come grama
  • Preocupações com o cachorro comendo grama
  • Como fazer o cachorro parar de comer grama
  • Devo adicionar grama na dieta do meu cachorro?
  • Que tipo de grama o cachorro come
  • Doenças que os cachorros podem ter ao comer grama

Este artigo possui um tempo estimado de leitura de 11 minutos.

Tradição desde os tempos dos ancestrais dos cachorros, o ato de comer grama já faz parte de um mecanismo de defesa do seu instinto contra alguns vermes que ele pode adquirir ao comer algo estranho.

Saiba quais são os benefícios que isso pode trazer para aliviar seu cão. Acompanhe:

Os benefícios para o cachorro que come grama

Há quem pense que o cachorro come grama somente para limpar a barriga, porém é mais do que isso, há outros benefícios que esse comportamento dá ao animal, por isso, neste artigo, vamos mostrar mais sobre esse tema para que seu cachorro tenha bem-estar.

  1. Fibras: a grama tem 3 vitaminas e minerais muito boas para o cachorro, são elas: a vitamina A, E e K. A vitamina A melhora a visão e acelera o crescimento, já a E é uma vitamina antioxidante, que evita intoxicação com algum alimento. E a vitamina K regula a circulação do sangue e faz com que as proteínas cheguem ao organismo.
  2. Melhora a digestão: quando o cachorro come grama, ele vai aos poucos querer inserir esse alimento na refeição para regular o estômago e seu intestino funcionar melhor. E ele pode vomitar e defecar logo depois de comer grama, isso não é problema, mas se achar que está demais, leve-o ao veterinário.
  3. Cachorros gostam de planta: simplesmente seu cachorro pode gostar do sabor da planta, ou pelo cheiro também, por isso ele se sente atraído pela grama.

O cachorro come grama e ganha esses 3 principais benefícios. Porém se ele está fazendo isso com muita frequência, funciona como um alerta, afinal é uma atividade para que ele regule o estômago ou adquira nutrientes que você não está oferecendo.

Por isso é muito importante se certificar que seu cachorro esteja com todas as vitaminas e minerais, além de proteínas e cálcio suficientes para que ele não tenha que recorrer a grama como forma de nutrição.

Levá-lo ao médico veterinário é fundamental para manter seu cão sempre diagnosticado e você ciente do que ele precisa, dessa forma você estará por dentro do que está acontecendo com o intestino de seu pet.

Se você está lendo este texto, é porque está preocupado com seu cachorro, sendo assim, vamos falar sobre as preocupações que você deve ter se o cachorro come grama.

Preocupações com o que cachorro come grama

Mesmo que tenha benefícios excelentes para a limpeza do estômago do cachorro que come grama, tenha cuidado com algumas coisas que podem causar preocupações sérias.

O excesso não é bom para os humanos, imagina para os cachorros que têm seus órgãos mais sensíveis, por isso você deve estar sempre observando eles.

Seu cachorro está trocando a ração ou alimentação natural por uma grama ou planta de casa? Isso é um sinal de que você não está fornecendo todos os nutrientes que ele precisa para manter a saúde em dia.

Porém isso não é regra, ele pode estar enjoado com a mesma alimentação todos os dias, variar os sabores das refeições é importante para que isso não aconteça.

O cachorro come grama por um motivo bem comum: ele está com vermes no estômago e a grama fornece o benefício de aliviar as dores, mas lembre-se de tratar seu cão adequadamente.

Outra coisa que nos leva a ver se o cão está com vermes é as fezes, então, dê uma olhadinha no cocô do seu amiguinho.

Outra preocupação é quando o cachorro come grama para poder regular o intestino, ele pode estar com prisão de ventre ou com cólica mesmo, a grama limpa algum alimento que o fez passar mau.

O cachorro come grama para se hidratar, isso é até algo bem comum, as plantas podem ser uma fonte de água importante se ele não tiver outra por perto.

A grama pode dar vários avisos em relação a saúde de seu cachorro, por isso você deve sempre estar de olho nele. Não precisa repreendê-lo por comer grama, mas sim entender o porquê dele estar fazendo isso.

Apesar de os benefícios e avisos, será que fazer o cachorro parar de comer grama é bom? Saiba mais sobre isso abaixo:

Como fazer o cachorro parar de comer grama

Primeiro você deve observar seu cão e procurar entender o porquê dele estar comendo grama. A seguir daremos algumas dicas que você pode fazer para ele parar de comer grama. Confira:

  • vacinas: é muito importante que cão esteja com as vacinas em dia, isso evita a facilidade em pegar algumas doenças, inclusive no intestino, isso evita que ele precise recorrer às plantas para evitar alguma cólica. Vermifugação é o principal motivo do cão para comer grama, por isso medique ele para evitar esse problema.
  • entediado: ele pode estar simplesmente entediado, e isso pode fazer o cachorro comer grama ou arrancar plantas dos vasos, isso pode ser uma brincadeira bem interessante para ele, certifique-se que ele tenha brinquedos e coisas para ele fazer quando você estiver longe.
  • alimentação regulada: após consultar um veterinário, ele te passará um quadro nutricional para o seu cachorro, por isso você deve seguir a risca e entregar toda as necessidades nutricionais do animal, se não ele vai comer grama para completar a dieta.
  • petiscos: é vital que seu cão seja bem alimentado como dissemos, uma recompensa por ele se comportar bem irá adestrar seu animal da forma correta, e nesse caso os petiscos John’s Farms são os mais recomendados.

Além do sabor apetitoso, eles entregam nutrientes que podem estar faltando na dieta de seu cão, isso evita que o cachorro coma grama.

Essas dicas já vão ajudar muito o seu cachorro a parar de comer grama. Porém se ele gostar do sabor ou de achar pelo menos que está comendo grama, existem pet shops que vendem grama comestível para seu amigo de quatro patas.

Já que eles gostam tanto de grama e elas não afetam tanto seu intestino, que tal adicionar a dieta dele? Não. Veja o motivo abaixo:

Devo adicionar grama na dieta do meu cachorro?

Apesar de trazer alguns benefícios em relação a digestão e outras coisas que colocamos acima no texto, não se deve adicionar grama a alimentação do do seu cachorro.

Cachorro come grama para aliviar dores no instinto, porém é ruim quando isso acontece com frequência devido ao fato de trazer doenças, que falaremos com mais detalhes depois, mas além dos problemas de saúde, isso traz outras complicações para seu pet.

Um exemplo disso é a perda de apetite, o cachorro come grama e depois não quer se alimentar da refeição oferecida pelo seu tutor, isso pode representar uma perda de nutrientes e proteínas que são essenciais para sustentar a energia de um cão.

Não só isso, o cachorro come grama com frequência e pode acabar tendo diarreia, pois algumas plantas são venenosas e contraindicadas para o intestino de um melhor amigo do homem, afinal eles têm uma barriga muito sensível.

E é desse intestino sensível que vem os vômitos ao comer grama em excesso, tornando assim mais um motivo para não indicarmos de você inserir o mato em uma refeição do seu animal.

Mas temos alguns adendos a fazer para que você entenda melhor, veja:

  • Não confunda o mato ou a grama com vegetais, se você trabalha a alimentação natural com seu cão com frutas e vegetais para cachorro já sabe os benefícios que seu cão recebe, agora, se ele começar a comer grama, ele pode parar de comer os alimentos naturais.
  • Alimentação natural não é somente vegetais e legumes, carnes e carboidratos também estão inclusos.
  • Pergunte ao seu médico veterinário de preferência, se deixar o cachorro comer grama é bom para ele e com qual frequência se deve fazer, cada cão tem um organismo diferente.

Por mais que queremos ficar 24 horas com nossos amigos de quatro patas, como diz o ditado “querer não é poder”, por isso confira quais tipos de grama os cães podem comer e as que devem ser evitadas.

Que tipo de grama o cachorro come

Os cães são, assim como os humanos, onívoros. Ou seja, podem se alimentar de carne e plantas, por isso eles comem e são acostumados a se alimentar de grama, porém nem todos os tipos de gramas e plantas são bons para eles. Assim como nem todo vegetal é bom para a gente.

Existem 3 tipos de grama que podem ser plantados em casa e oferecidos ao animal, o cachorro come grama para melhorar seu intestino ou para brincar, se for por intestino, você precisa mudar a alimentação dele, se for para brincar você pode dar uma ajudinha, veja:

  • plante hortelã
  • plante salsinha
  • plante erva-doce

Fáceis de serem plantadas, essas são as mais indicadas pelos veterinários e não ocupam muito espaço em casa, por isso se você tem um apartamento, pode começar a praticar jardinagem e ajudar seu cão a ter uma boa dieta, só benefícios não é mesmo?

Se quer saber como plantar mudas, entre outras coisas, veja aqui.

Neste vídeo, a criadora do blog “tudo sobre cachorro” relata que ela oferece aos cães dela 1 vez ao dia a grama que vem do trigo, fácil de plantar e indicada pela veterinária.

Isso é muito bom para a dieta e felicidade do cachorro.

Citamos acima que o cachorro come grama pode vir a desenvolver doenças, portanto a grama é um pouco nociva a saúde do cão, por isso devemos nos preocupar em levar os amigos de quatro patas em um veterinário e ver se podemos oferecer a grama.

Doenças que os cachorros podem ter ao comer grama

Antes de começar a inserir algum tipo de grama na dieta do cachorro, você deve levar o seu cão em um veterinário, para saber com mais detalhes se ele pode comer, qual o tipo que ele aceita e se não é alérgico a alguma espécie de planta.

São diversos fatores que precisam de uma análise de um especialista. Indicamos isso porque a grama pode trazer 2 doenças que podem ser preocupantes, o estômago do animal está em jogo, portanto vamos ver quais são elas, os sintomas e muito mais. Confira:

  • gastrite: preocupante até em humanos, o cachorro come grama por instinto para aliviar alguma dor, porém a dor que ele está sentindo já pode ser a gastrite. O que é a gastrite? É uma inflamação no tecido do estômago, pode ser apenas no momento, ou se transformar em crônica.

O cachorro come grama pode causar a gastrite, já que ela pode trazer a bactéria que causa a gastrite, além de poder ser pega com outras coisas, como o cachorro comer chocolate, frutas nocivas, gorduras e muito mais.

Alguns sintomas da gastrite após o cachorro come grama são: vômitos, falta de apetite, febre e dores na barriga. Caso algum desses sintomas esteja acontecendo, leve-o a um médico veterinário, pois é um caso que pode ser grave.

  • verme: muito mais comum do que a gastrite, o cachorro come grama pode pegar vermes por conta de outros animais passarem por essa grama, defecarem, urinarem, entre outras coisas que podem deixar vermes por lá.

A vermifugação é um processo importante nos cuidados de um cachorro come grama, pois isso vai ajudar ele a se prevenir desse problema, os vermes podem causar também a gastrite, por isso a preocupação.

Essa prevenção deve ser feita em um período de 6 em 6 meses durante toda a vida do cão, seja o cachorro que come grama ou um animal que nunca comeu. É um remédio barato e pode ter seu resultado visto nas fezes do pet.

Como falamos acima, é bom que você plante a grama de seus pets em casa, elas não ocupam muito espaço e é fácil de fazer, dessa forma você consegue controlar o que tem na grama, evitando que ele corra o perigo de ter alguma doença.

Cuidado com engasgos

Quando o cachorro come grama, ele tem tendência a engasgar. Por conta de ser fino e pontudo, as gramas agarram na garganta do animal e isso pode fazer com que eles engasguem e isso é perigoso.

Se por algum acaso ele está engasgando com a grama que você oferece, dentro de casa, tente cortar com a tesoura as pontas, o cachorro come grama melhor assim.

É por conta desse motivo que indicamos os tipos de planta que não crescem muito, e se colocar em um vaso ou vasilha pequena, a planta não terá tanto espaço para ficar grande.

Cachorros maiores podem precisar de um tipo diferente de grama, por isso é que você deve levá-lo ao veterinário, por mais que nossas dicas tenham informações relevantes, cada cão tem seu organismo específico.

Conclusão

Vimos então que o cachorro come grama para ter uma excelente experiência para ele e que traz alguns nutrientes e benefícios, em que o cão vai melhorar a sua dieta e ainda ficar feliz de poder comer algo que faz parte de seu instinto.

Esses instintos mencionados, são herdados de seus ancestrais, o cachorro come grama há milhares de anos, e ainda tem o motivo de ele estar caçando, provavelmente seu cão não irá caçar a própria comida, mas eles têm essa natureza para evitarem de deixar rastros, dessa forma eles poderiam fazer as mesmas rotas para achar comida.

Além de que esse animal pode ser apreciado com um bom petisco saudável para ficar saber que comer grama é uma atitude de bom comportamento. Mas lembre-se que a grama e os petiscos inserem mais calorias na dieta do cachorro, por isso que você deve controlar isso ao oferecer essas novas refeições.

Com essas informações você deve ter entendido muito sobre o porquê do cachorro comer grama. Incluímos ainda algumas doenças que isso pode atrair para seu cachorro, porém para saber mais sobre as doenças comuns de uma cão, visite nosso blog.

O cachorro come grama em um processo natural, mas você pode fazer ele parar com isso, por isso demos dicas neste artigo, se ficou alguma dúvida, faça perguntas no campo de comentários.