Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 10 de fevereiro de 2020

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PetShop: técnica de exposição de produtos

Abrir um petshop é o sonho de muitos empreendedores, porém existem várias coisas que devem ser estudadas antes de entrar no mundo dos negócios.

No marketing existe um processo conhecido como técnica de exposição de produtos ou trade marketing que ajuda demais na recuperação do investimento inicial do negócio, pois a técnica auxilia diretamente nas vendas.

 

A exposição de produtos nas prateleiras de sua loja precisa ser arrumada de forma quem passa pela vitrine a entrar na loja e dá harmonia e conforto visual para quem está dentro do estabelecimento. Isso é uma preocupação com a experiência do cliente que faz todas as diferença.

Você sabe por que o marketing está sempre em busca de boas experiências de compra, atendimento e de construção visual que interessem o público-alvo?

Eles dedicam-se a isso com o objetivo de garantir o reconhecimento da marca, a atração de clientes, o aumento das vendas, e a retenção de clientes. Além de uma boa avaliação entre os consumidores.

Por isso, é importante, além do número de vendas, reter clientes. Diria até que isso é ainda mais importante do que a aquisição de novos clientes, porque os gastos para manter e fidelizar um cliente é menor do que para conseguir um novo é o que diz o especialista em marketing Philip Kotler:

 

“conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”

 

Então ofereça ao seu consumidor mais do que uma simples compra, dê a ele uma boa experiência no momento da compra e do atendimento, pergunte o que poderia ser feito para melhorar, entre outras coisas.

Inovar e fazer pesquisas de satisfação é um caminho para que você possa fidelizar os consumidores de seu estabelecimento e ainda por cima uma oportunidade para aplicar a técnica de exposição de produtos, percebendo o quando faz diferença para seu cliente.

Mas vamos lá, que técnica de exposição de produtos é essa? É isso que você verá neste texto, dicas e a importância dela para o seu petshop, veja os temas que serão abordados:

 

  1. Qual o objetivo da técnica de exposição de produtos?
  2. Como inovar na exposição de produtos?
  3. O visual é importante na decisão de compra?
  4. Dicas de técnica de exposição de produtos
  5. A importância da pesquisa
  6. Conclusão

 petshop: técnica de exposição de produtos

Qual o intuito da técnica de exposição de produtos?

O processo de técnica de exposição de produtos passa pela negociação que você tem com o fornecedor, viabilizando os preços e o planejamento dos melhores locais em que os produtos ficarão expostos.

Pense no seguinte exemplo: por que os produtos de chocolates, gomas de mascar e balas ficam próximos ao caixa? Você já deve ter pegado um produto nesse corredor de guloseimas, certo?

Quando um cliente está esperando na fila e os produtos chamam sua atenção ele acaba pegando um item ou outro para levar.

Este é o intuito da técnica de exposição de produtos, o primeiro passo é atrair para dentro da loja, com um visual moderno e inovador no ramo, e depois o segundo passo é atrair até os produtos bem posicionados para que o visitante efetue uma compra.

Então, a ideia é a efetividade. Ter métricas de quantos clientes entram na loja para comprar e outros só para dar aquela famosa “olhadinha” nos produtos vai ter dar as estatísticas necessárias para ver o que deve ser feito ao usar as técnicas de exposição de produtos.

Por isso, é importante estar atento ao que o cliente compra e onde ele sempre está olhando. Saber quais os produtos que não podem faltar no pet shop é o primeiro passo para saber quais as “dores” que seu consumidor tem.

Quando se pensa em petshop, já vem a mente um banho e tosa de animais de estimação, rações, brinquedos, entre outros produtos.

Então, oferecer esses serviços é começo para atender as expectativas dos consumidores. Depois, o layout será um a mais para surpreendê-los.

O que é um layout?

A técnica de exposição de produtos não será nada se você não tiver um bom layout em seu petshop, visto que o layout é o que mais importa na hora fazer da sua loja um destaque para o visitante.

Layout é uma palavra em inglês que significa design, projeto ou plano. Então o plano de organização de sua loja precisa tanto ter uma boa técnica de exposição de produtos, quanto um bom projeto de visualização.

Por exemplo: ao entrar em uma loja tem cliente que não quer ficar rodeando até encontrar um produto e também não gosta de perguntar onde está o que ele deseja. São clientes independentes, ele querem entrar no local e ver logo “de cara” o que precisam.

Então, garantir que sua loja tenha um bom layout pode facilitar a percepção do cliente sobre os produtos. Um exemplo é criar placas indicando categorias, como:

 

  • Ração para Cachorro Adulto;
  • Acessórios para Gatos;
  • Petiscos Naturais;
  • Vitaminas para Pets, etc.

 

O layout também serve para o seu site, ele ajuda a promover o petshop online com a mesma técnica de exposição de produtos somada a um bom design e uma definição de core.

A pergunta que sempre fica para o empreendedor é: "Como inovar no ramo?" Sabemos que inovação é sinônimo de sucesso. Vamos tratar sobre isso a seguir:

Como inovar na técnica de exposição de produtos?

A partir da década de 1990 os hipermercados passaram a expor de maneira tímida os produtos pet, porém por não ter uma técnica de exposição de produtos boa, acabaram que não vendendo o que esperavam.

Alguns visionários perceberam a necessidade dos consumidores e viram que a estratégia dos mercados não fariam sucesso mesmo o público sendo grande. Então, eles inovaram nas técnicas de exposição de produtos criando petshops.

Hoje a inovação é outra, já temos muitos petshops por aí então você pode começar com as técnicas de exposição de produtos para se diferenciar, veja:

 

  • estudos: um empreendedor deve ser estudioso, analisar o mercado e notar quais demandas reprimidas existem para inovar em cima disso;

 

  • tráfego dos clientes: para utilizar bem a técnica de exposição de produtos que o trade marketing oferece é fundamental que o empreendedor observe o tráfego dos clientes na loja.

 

Com isso você pode criar uma entrada para os produtos que mais vendem, ou utilizar formas organização para levar o cliente de forma direta a um produto;

 

  • organização: tal como o tráfego, organizar os produtos nas prateleiras ou nos ambientes de forma que ele fique bem claro para o consumidor é um bom caminho para começar.

 

Já imaginou um layout sem prateleiras? Ou com os produtos expostos de formas diferentes? Talvez organizado em formas de animais? Essas são algumas coisas que podem fazer a diferença, e o melhor, sem ter que gastar muito;

 

  • produtos semelhantes: a técnica de exposição de produtos no petshop passa muito pelos produtos que se assemelham, ou seja, organizar vasilhas e rações na mesma fileira é um formato ideal de organização, assim como brinquedos e petiscos.

 

  • sinalização: uma das formas de vender bem e diminuir o tempo de permanência do consumidor na loja é sinalizar o ambiente. Na criação do layout tenha em mente que você deve indicar onde ficam os produtos e de uma maneira que seja localizado de forma rápida e fácil.

Por que diminuir o tempo de permanência do cliente?

Um consumidor não quer ficar perdendo tempo na pesquisa de produtos ou ter de perguntar para alguém onde está tal produto.

Por esse motivo, diminuir o tempo de permanência do cliente na loja é importante para ver se a aplicação que fez da técnica de exposição de produtos no petshop está certa. Porque a intenção é que tenha um fluxo de clientes muito grande. Isso indicará que eles têm uma boa experiência, que acham um produto facilmente e que o ambiente facilita.

E também mostra que o layout de sua loja está funcionando bem! O visual da loja melhore muito as coisas, veja:

petshop: técnica de exposição de produtos

O visual é importante na decisão de compra?

Ter um bom atendimento, uma boa filosofia de crescimento e poder de investimento para abrir um empreendimento não será nada se o visual de seu estabelecimento não for atraente.

Lembre-se que o visual não necessariamente precisa te agradar, mas sim agradar o cliente que vai visitar a loja. A iluminação do projeto pode ser a essência dos produtos que você vai expor em seu petshop.

Por exemplo: ambientes com baixa iluminação servem para estabelecimentos de alimentação, já locais com iluminação alta são mais apropriados para empresas e etc. A iluminação faz parte de 30% do nível de interesse do cliente.

A atração por meio da iluminação é uma jogada muito interessante que compõem seu layout, basta pensarmos como os shoppings e estabelecimentos comerciais se enfeitam e utilizam a iluminação na época de natal para atrair clientes.

Use a iluminação para ressaltar os produtos que você deseja destacar, além de estabelecer o estímulo visual para obter algumas vendas também, como estas 7 indicações abaixo:

 

  1. destaque as rações e seus tipos;
  2. utilize refletores em locais externos para dar mais visibilidade em horários noturnos;
  3. defina uma luz para cada tipo de produto;
  4. mantenha prateleiras em um nível visual correto, como: manter a altura ideal dos produtos para os clientes, uma altura média de 1,60m é o ideal;
  5. tenha criatividade ao empilhar os produtos. Como dissemos, faça formatos de animais, ou coisas que chame a atenção de seus clientes e seja criativo;
  6. a entrada pode já é um ponto de interesse, sabe quando você entra em um supermercado onde os caixas direcionam a entrada para locais específicos? Use essa mesma estratégia em sua loja, direcione seu cliente para a fileira dos produtos mais vendidos;
  7. uma técnica de iluminação que pode ser utilizada é a de destaque, iluminar os produtos com refletores direcionados que destacam o visual dele, e ainda você pode baixar a iluminação do restante do ambiente para ter ainda mais destaque.

 

Ao seguir essas 7 dicas, você já vai obter um visual moderno e agradável aos olhos do cliente, essa técnica de exposição de produtos pode será muito útil para alavancar as vendas de seu comércio.

Passando agora para as dicas de técnica de exposição de produtos, veja abaixo como valorizar os produtos que você almeja vender em seu estabelecimento:

5 técnicas para exposição de produtos

A técnica de exposição de produtos garante cerca de 50% da venda de um produto, de forma que o vendedor consiga fazer um trabalho bem mais maleável com o cliente a partir desse momento.

Abaixo nós listamos 5 dicas para você aplicar corretamente a técnica, acompanhe!

 

  1. conte uma história: ter um plano sequência pode ser uma ótima maneira de atrair o cliente, ao contar uma história dos produtos, por exemplo: seguir uma lista com ração, medicamentos, depois brinquedos, ossos e assim por diante, vai criar a ideia de sequência para os clientes, visto que eles vão escolhendo os produtos conforme a lista de compras vai sendo preenchida;
  2. vitrine: tenha em mente que o centro da vitrine é o que mais atrai olhares, então os cantos não serão tão visualizados. Por isso, se for fazer uma promoção, coloque o produto no centro;
  3. produtos com preços elevados: a técnica de exposição de produtos para valores altos deve seguir os olhares do consumidor. Não se pode menosprezar ou ter medo de vender algo com um valor elevado, destaque-o dos demais para poder ter mais chance de vendê-los;
  4. bom atendimento: por mais que a técnica de exposição de produtos seja excelente e esclareça muitas dúvidas sobre os itens, ainda assim você vai precisar oferecer um bom atendimento para que o cliente sinta-se acolhido e volte;
  5. organização: a principal regra da técnica de exposição de produtos em petshop deve ser organização. Lembre-se de garantir um espaço adequado para seus produtos. Se quiser inovar na exposição dos produtos, faça um layout aberto e exponha seus produtos em prateleiras que combine com o produto e valorize ele.

 

Estas 5 dicas vão te ajudar a montar um layout específico para as suas personas, você sabe o que é persona e o público-alvo? Veja abaixo como garantir que você conheça o cliente ideal do seu negócio:

A importância da pesquisa

Pesquisas são ideais para quem busca filtrar ao máximo seus clientes e garantir o aumento das vendas, afinal, com elas você saberá exatamente quais são os desejos de seus consumidores e o que eles gostariam de ver em sua loja.

Fazer pesquisas é realmente a chave para estabelecer a técnica de exposição de produtos no petshop, já que produtos oferecidos para tutores de animais são extremamente especificados, indo desde a raça do animal, até mesmo a idade deles.

Para fazer pesquisas você pode contratar alguém ou elaborar um serviço de atendimento ao cliente (SAC), pois dessa forma você vai receber feedbacks de uma maneira geral, além de obter mais leads.

Com o SAC você pode resolver situações que transtornaram o cliente ou também pedir para ele responder perguntas como:

 

  • “Qual o serviço mais utilizado no petshop?”
  • “O que mudaria na loja visualmente?”
  • “O que achou dos processos de compra do petshop?”

 

Entre outras perguntas que podem te ajudar a moldar seu layout, a iluminação e até a decoração.

Então, as pesquisas vão servir como referência para o que agrada os consumidores e também o que desagrada, entenda que sempre haverá a necessidade de mudar. Praticar o empreendedorismo é “engolir um sapo por dia” então vai ter críticas e elogios ao mesmo tempo.

Técnica de exposição de produtos está ligado diretamente ao tamanho do ambiente, então, não adianta querer inovar com uma estrutura circular sem que tenha corredores grandes para uma boa circulação.

Garanta que o local seja aconchegante para quem o visita. Um petshop jamais deve proibir a entrada de animais, por exemplo. Isso não faz sentido algum, concorda? Então, pense no pet do seu cliente. Já pensou em fazer um bebedouro para o pets visitantes?

Além disso, com as pesquisas você pode saber se como se tornar uma referência no mercado.

Conclusão

Adotar a técnica de exposição de produtos fará com que as suas vendas aumentem e os consumidores se agradem com uma mudança de ambiente, lembrando que você precisa contar uma história quando estiver desenvolvendo o layout.

As pessoas gostam de conhecer histórias do ambiente, se for conveniente para você, coloque quadros contando a história do estabelecimento.

Mostre iniciativa no atendimento e esclareça as dúvidas que o consumidor apresentar, visando um feedback tanto positivo quanto negativo: às vezes um feedback negativo é mais valioso que um elogio.
Agora, é só aplicar o que conheceu aqui e ver os resultados, mas se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!