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Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 09 de março de 2020

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PetShop: como cadastrar no Google Negócios

O PetShop que se cadastra no Google Negócios já entra no mercado podendo ser visto por todos os canais possíveis da internet. Com isso, é possível alcançar novos clientes, além de poder engajar o público com sua marca sem gastar nada.

É importante interagir com seu público-alvo nas redes sociais, pois atualmente as pessoas ficam online de qualquer lugar, assim, as chances de que elas vejam a sua marca serão maiores.

O primeiro grande passo que você pode dar para alavancar e colocar sua empresa no mapa digital é cadastrá-la no Google Negócios. Essa plataforma, se bem usada, poderá aumentar o alcance de sua marca.

A cada 10 pessoas que entram no Google, 8 estão buscando informações sobre empresas, além disso, 95% delas utilizaram o Google Negócios em 2017 como uma forma de comparar várias marcas para decidir com qual entrar em contato.

Este texto tem uma duração de 10 minutos e visa mostrar-lhe a utilidade do Google Negócios para melhorar a colocação de sua marca na internet. Para isso, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

  1. O que é o Google Negócios?
  2. 5 Benefícios do Google Negócios para Petshop
  3. Como utilizar a ferramenta
  4. Interagindo com os visitantes pelo Google Negócios
  5. Conclusão

PetShop: como cadastrar no Google Negócios

O que é o Google Negócios?

Aumentar o alcance de sua marca no ramo de petshop é a melhor forma de conseguir mais clientes, pensando nessas questões, o Google Negócios foi desenvolvido para facilitar que uma empresa seja encontrada na internet.

Então, o Google Negócios é uma ferramenta que amplifica o poder de engajamento de uma empresa, oferecendo diversos tipos de informações para o usuário, como:

  • localização;
  • horário e dias de funcionamentos;
  • produtos;
  • serviços;
  • fotos do local;
  • promoções;
  • endereço e número de telefone;
  • site e perfis nas redes sociais.

Isso é um modo excelente de alcançar novos clientes, porque seus dados estarão ao alcance de todos a qualquer momento, e o melhor, você não paga nada por isso.

Então, pense na seguinte situação: uma pessoa está procurando por petiscos que não engordam para o seu cão, neste momento, vai aparecer os petshops cadastrados no Google Negócios que vendam eles.

Além disso, é importante saber que se você quer bater de frente com seus concorrentes é preciso ir além e não só cadastrar o petshop no Google Negócios mas conhecer sobre inbound marketing para pequenas empresas.

Isso irá te ajudar ainda mais a alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca da internet. E usando a técnica de SEO as pessoas te encontram com mais facilidade. Continue a leitura que, mais abaixo, vamos nos aprofundar nesse assunto.

Essas informações que citamos acima são essenciais na hora de um possível cliente encontrar o que ele deseja, pois se ele se interessar por algum produto de seu petshop cadastrado no Google Negócios, ele poderá ir ao local efetuar uma compra.

Afinal, ele tem o horário de funcionamento da loja, alguns dos produtos para que ele possa fazer uma comparação de preços, visitar seu site, ver as fotos dos produtos, etc.

Além disso, a avaliação dos clientes que foram na sua loja podem ser exibidas no Google Negócio. Isso é uma ótima oportunidade para demonstrar que seu atendimento é um diferencial, que seu petshop é melhor que os outros.

Dessa maneira, ao pesquisar o que deseja, os interessados podem ter uma ideia da qualidade de atendimento ou dos produtos da sua loja. Isso pode ser decisivo no momento da compra.

Agora, saiba mais alguns benefícios que a plataforma oferece ao seu petshop.

5 Benefícios do Google Negócios para PetShop

Ter seu petshop no Google faz com que potenciais clientes encontrem você. Porque todas as suas principais informações estarão disponíveis online. Porém temos mais benefícios. Abaixo separamos 5 deles, veja:

  1. mensuração de resultados: com o cadastro do seu pet shop no Google Negócios, será possível medir os resultados que isso está trazendo para sua empresa, ver quantos clientes buscaram a loja, quantidade de pedidos feitos, entre outros dados;
  2. mais interações: as interações com o cliente são tão importantes quanto a confirmação de vendas, pois isso fará com que o outros clientes sejam atraídos pelas interações e engajamento dos outros. Inclusive fazendo ele irem para suas redes sociais e site;
  3. fotos: os locais que possuem fotos na plataforma recebem cerca de 42% a mais de solicitações de rotas, segundo o Google Negócios, além de ter mais 30% de cliques no site. Então coloque uma bem bonita;
  4. confiança: as empresas que estão no Google Negócios são consideradas mais confiáveis pelos consumidores. Essa é a chance de aumentar a autoridade do seu petshop;
  5. redirecionamento: é por meio do Google que as pessoas pesquisam os produtos que elas querem, buscam informações que precisam ou estão interessadas, então a chance dela interagir com outros links como o de seu site ou redes sociais é muito maior.

Estes 5 benefícios se bem trabalhados, podem trazer um alcance para sua marca imensurável. Com isso suas vendas aumentam e, se você conseguir oferecer uma ótima experiência ao visitante, pode cativar o cliente.

Além disso, nessas interações que foram citadas, é fundamental que você responda às dúvidas dos clientes, agradeça os elogios e resolva as críticas, pois isso vai mostrar a credibilidade de seu petshop e os potenciais clientes vão ficar felizes se virem que há interação para solucionar as dores dele.

A inovação na interação por meio das redes sociais trazem um tipo de perfil para a empresa que pode agradar novos usuários, um exemplo deste tipo de sucesso é a Netflix, eles possuem uma linguagem moderna e que casa com o público jovem. Que são seus maiores clientes.

Isso quer dizer que a linguagem online do seu petshop deve estar alinhada com a do seu público-alvo ou, como se chama no marketing digital, persona.

Já que você conheceu o Google Negócios, os benefícios que ele pode trazer para o seu empreendimento, está na hora de saber como cadastrar o seu pet shop. Veja a seguir o passo a passo.

PetShop: como cadastrar no Google Negócios

Como utilizar a ferramenta

De primeiro momento, para você utilizar o Google Negócios é bom saber algo sobre marketing digital para petshop, porque ter site e redes sociais é importante, mas, caso contrário, tenha pelo menos as redes sociais.

Agora é só seguir o passo a passo abaixo:

Passo a passo para cadastrar o petshop no Google Negócios

  1. O primeiro passo é cadastrar seu petshop no Google Negócios por meio deste endereço.
  2. Segundo passo: você terá de preencher um formulário com as informações com o endereço, nome e todas as informações requisitadas.
  3. Terceiro passo: se a empresa possuir um celular para contato, terá de confirmar um código por meio de SMS, isso será necessário para criar a conta, depois disso você estará apto para personalizar sua conta.
  4. Quarto passo: agora o momento é de gerenciar a conta do seu petshop no Google Negócios, então é o momento de colocar as informações: adicione nome, local, libere avaliações, telefones para contato e ainda o horário de funcionamento.

Ao seguir estes 4 passos, seu petshop estará disponível na plataforma do Google, assim você vai conseguir mensurar os seus resultados, afinal, o engajamento pré e pós-venda é fundamental para manter os clientes fiéis a marca.

Como manter o petshop no topo do Google?

O próprio diretor do Google Customer Solution, Rodrigo Rodrigues, diz que é fundamental manter uma estratégia atualizada para a sua página no Google Negócios. Então se o próprio Google recomendou, é melhor seguir essa estratégia, não é mesmo?

Então, implemente uma estratégia com um planejamento específico para o público que você deseja atingir, ou seja, responda a 3 perguntas:

  1. O que você vai vender?
  2. Para quem vai vender?
  3. Qual a melhor região para você vender na cidade onde fica?

Respondendo estas 3 perguntas, você já terá um planejamento bom para seguir em frente. E para isso é importante saber as boas práticas online, veja:

  • usar o Google postagens: ao postar eventos e outras informações do que vai haver em seu pet shop seus clientes podem ser notificados;
  • agendamentos: disponibilizar o botão de agendamento para seus clientes pode criar um conforto muito grande para as pessoas que são ocupadas para ir ao local em horários adversos, ou até mesmo para seu cliente se organizar. Deixe disponível o agendamento para um banho e tosa em seu petshop, por exemplo.
  • chat: para interagir e responder rapidamente as dúvidas de seus leads ou clientes, habilite o chat no horário comercial para que a resolução de dúvidas ou problemas seja rápida e eficiente;
  • perfil atualizado: é fundamental manter o perfil atualizado a qualquer alteração de horário, local, foto e etc. Para que as pessoas sintam segurança e credibilidade no seu negócio.

Agora, veja o que preparamos para você:

Interagindo com os visitantes pelo Google Negócios

Ao cadastrar o seu petshop no Google Negócios, haverá muitas interações dos leads pedindo informações, perguntando sobre assuntos referentes a serviços, horários e produtos, portanto a interação precisa ser respondida.

No momento de avaliação de um cliente a primeira informação de comparação que ele tomará será a avaliação de outras pessoas. Então engajar e fornecer informações relevantes no cadastro do petshop no Google Negócios é vital para conquistar mais clientes.

Você talvez esteja se perguntando o que é um lead? Lead é aquela pessoa que está pesquisando sobre um serviço ou produto que vai resolver as dores que ele tem, e se torna lead a partir do momento que ele autoriza a sua empresa a enviar documentos ou sugestões para ele.

Então de forma simples, se o lead estiver engajado com suas interações e informações, a possibilidade dele fazer um negócio com sua empresa e se manter fiel a marca é muito maior do que os clientes de uma compra só.

Por isso que tratar bem o cliente é a primeira maneira de interagir com seu lead. Portanto, ao receber uma avaliação no Google Negócios, responda-a, seja elogio ou crítica, o importante é demonstrar de forma empática que sua empresa está presente.

Você sabia que aumentar a interação com os clientes é basicamente aumentar o seu alcance, isso acontece pois quando um lead se torna fiel a marca devido ao bom tratamento que ele recebeu, ele irá indicar sua empresa para quem ele conhece.

Por receber uma indicação de quem é próximo, a tendência dessa pessoa entrar em contato com a sua empresa para solicitar serviços é maior do que quem descobriu o seu empreendimento agora.

Então o importante é utilizar o Google Negócios como uma alavanca para angariar clientes e outras personas que estejam interessadas no que você tem a oferecer. Além disso, hoje em dia o empreendedor precisa saber o que é SEO e desenvolver isso em sua empresa. Acompanhe abaixo o que é isso e como se especializar na área:

PetShop: como cadastrar no Google Negócios

Faça cursos para melhorar o SEO do seu PetShop

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, que em tradução livre fica como mecanismos de buscas otimizados. Esses mecanismos estão dentro do tema de marketing digital e isso é altamente essencial para quem está interessado em inovar na área.

Saber como utilizar o SEO pode ser a chave de sucesso para sua empresa, tendo em vista que se você atingir um lugar na primeira página do Google, o nível de sua empresa possivelmente tomará outras proporções, afinal, é um dado do próprio Google que há muitas chances de as pessoas interagirem com empresas que estejam na primeira página do Google.

Assim, seu primeiro objetivo deve ser definir o público-alvo do seu petshop, saber quem você deseja atingir vai mostrar qual a melhor estratégia para conseguir chegar até essa pessoa.

Além disso, existem duas opções para que você otimize suas informações visando a primeira página do Google, confira quais são elas:

  1. otimização interna: se você fizer o trabalho de marketing de conteúdo é importante que você trabalhe a otimização do seu site com funções que agradem aos robôs do Google, ou seja, deixe o site adaptado para qualquer tipo de dispositivo e com palavras-chave em bons números, além de garantir uma boa experiência de navegação para o cliente;
  2. otimização externa: adaptar as informações do cadastramento do seu petshop no Google Negócios, manter atualizada e engajar os clientes são algumas das necessidades para que o Google ranqueie o seu site de forma decente.

Então se você conseguir aplicar o marketing digital no seu petshop os mecanismos que o Google utiliza vão exibir mais sua empresa nos resultados de busca e isso vai te dar mais frutos.

Progredir de forma orgânica no Google é a melhor forma para alcançar mais pessoas para sua empresa, porém os links patrocinados são uma alternativa para quem ainda não tem tanta autoridade nas páginas do Google.

E o melhor de tudo, é que se você não tem dinheiro e tem um tempinho de sobra, você mesmo pode fazer tudo isso. Veja alguns cursos apra aprender a exercer as estratégias de SEO:

  • Rock Content: uma das maiores referências em cursos para essas otimizações, a rock content disponibiliza cursos pagos e gratuitos;
  • SEO Master: uma plataforma focada em SEO que pode te ajudar a iniciar nas estratégias para alavancar sua empresa de petshop no Google Negócios e outros locais;
  • Udemy: a Udemy é uma das maiores em termos de ensino sobre estratégias SEO, com cursos pagos, ela é uma excelente opção quem está buscando a imersão digital.

Conclusão

Inserir seu petshop no Google Negócios vai proporcionar credibilidade, crescimento e relevância para a sua marca, como consequência disso, virá novos clientes, leads e outros interessados em seu petshop.

Além de todas as informações que você precisa inserir no cadastro do seu petshop no Google Negócios, é muito importante que saiba promover seu petshop online, pois não adianta saber cadastrar as informações sem saber dialogar com seu cliente, concorda?