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Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 28 de abril de 2020

Pet Shops: datas para eventos e promoções

Pet shops representam uma fatia muito importante do PIB brasileiro, sendo 0,36% do total da renda do mercado nacional. Isso já mostra como as datas para eventos e promoções impactam na geração de renda.

O seu pet shop é considerado um serviço essencial, por estar ligado à alimentação e bem-estar dos animais. Assim, em tempos de quarentena, realizar um perído promocional com os itens básicos para pets, demonstra empatia da sua parte.  

Afinal, beneficia e atrai a atenção dos consumidores, portanto é natural que você faça eventos promoçonais para conseguir mais clientes para o seu pet shop. Não há maneira de vender mais produtos do que em uma promoção, não é mesmo? Todos os consumidores gostam deste tipo de oferta.

Pet Shops: datas para eventos e promoções

Você pode aproveitar isso e criar uma tradição em seu pet shop e quanto tudo isso passar terá um monte de clientes recorentes.

Então é uma boa pedida para um empreendedor que está começando com a montar pet shop pequeno ou deseja melhorar o desempenho do seu negócio.

Adquirir relevância num ambiente que arrecada 35 bilhões de reais no ano, segundo os dados do Instituto Pet Brasil é a chance de participar do segundo maior mercado do mundo neste ramo.

Preste atenção na dica do Reginaldo Stocco:

“Os donos de pet shops pequenos devem focar em melhorar a administração e sua burocracia, pois isso pode ser fatal para as pequenas empresas, o setor é muito competitivo. Se houver uma boa administração, o empresário terá liberdade para criar uma boa estratégia.

Então, neste artigo você nós vamos te ajudar a criar uma boa estratégia para seu pet shop com datas para eventos e promoções, confira abaixo os tópicos:

  1. Eventos e promoções que são necessárias
  2. Serviços para pet shop em eventos
  3. Como fazer um evento de pets
  4. Usando o marketing para promover seu evento ou promoção
  5. Quando fazer uma promoção?
  6. Conclusão

Eventos e promoções que são necessárias

Um Pet Shop que está iniciando ganha ainda mais causando impacto e chamando atenção no mercado, ou mesmo um empreendimento que quer aperfeiçoar sua receita. Então, para que se consiga isso é necessário que você produza algo relevante que seja visto pelos clientes e nada melhor do que eventos e promoções.

Uma campanha que pode trazer muitas pessoas são aquelas que demonstram benefícios aos clientes. Você pode descobrir isso ao analisar qual o produto mais vendido na sua loja ou, se está começando agora, na região.

O mercado de alimentação pet arrecadou quase metade dos 35 bilhões de reais arrecadados no ano, por volta dos 17 bilhões de reais.

Portanto, é a parte do mercado pet que atrai mais clientes, sendo assim, investir em eventos e promoções na área de alimentação.

Perceba que muitas vezes o menos é mais. O que isso significa? Promoção:

  • promoção deve focar em poucos produtos e nos mais consumidos para atrair o cliente para sua loja;
  • um evento também pode ser muito bom para atrair o público-alvo;
  • esse tipo de oferta costuma atrair as caçadoras de preços, então, uma boa maneira atrair ainda mais clientes é fidelizá-lo. Como? Tente gerar simpatia, garantir que haverá outros eventos como este e outras estratégias que sejam boas para mantê-los.

As promoções podem ser feitas de várias formas, pois os consumidores têm diversas necessidades:

  • você pode aproveitar para renovar seu estoque;
  • vender produtos que estão com o prazo de validade próximo;
  • liberar algum item que não vende bem;
  • promover um produto novo;
  • ou aproveitar datas para aumentar a receita.

Assim você atrairá novos clientes para sua loja, mas para que eles se tornem clientes frequentes é preciso conquistá-los. E para isso nada melhor do que entender a jornada do consumidor.

Parte disso é oferecer serviços de pet shop, eles são ótimo para trazer o cliente novamente para sua loja. Veja abaixo quais deles você pode promover em eventos.

Serviços para pet shop em os eventos

Há pet shops que atendem cães em eventos de terceiros em vez de criarem os seus próprios eventos. E por mais que seja um público enxuto, a possibilidade de trabalhar a sua marca, principalmente se você já aprendeu a promover seu pet shop online, dá um ótimo retorno.

Pet Shops: datas para eventos e promoções

Então, se você não consegue fazer um evento próprio, vá no de terceiros e ofereça um destes serviços:

  • cortar unhas: os cães que participam de competições em eventos pet, precisam de cuidados especiais com a sua vaidade, portanto, o corte de unhas, a pintura delas, todos esses detalhes são necessidades para o dia do evento;
  • banho e tosa: animais que vão a eventos para serem campeões de competições de beleza, necessitam de corte e pelos bem modelados;
  • adestramento: em um pet shop é comum ter um banho e tosa, corte de unhas, itens para os cachorros e um setor de pet food. Entretanto, é raro ou ao menos incomum que se tenha um adestramento especial para os cães competidores, estes que realmente devem estar bem preparados para um grande evento pet.

O pet shop que estiver preparado com serviços pode ser aumentar bastante o número de clientes bem qualificados, pois pessoas que vão em eventos tendem a gastar bem mais com seus pets.

E os serviços de pet shop diversificados ajudam a criar recorrência. Agora já viu como é bom participar de eventos, vamos apresentar a seguir as competições mais conhecidas no Brasil, acompanhe:

Eventos e feiras do mercado pet

  • Expo grooming: o evento que acontece no início dos anos, entre fevereiro e março, o expo grooming conta com palestra, exposição, competição e uma feira de negócios com novidades para os mercados dos pet shops;
  • Feira SuperPet: este que não é um evento competitivo, entretanto é o foco de uma feira de negócios com produtos inovadores e negociação com fornecedores de diversas marcas do pet shop. A feira é feita no início do mês de abril em Campinas - São Paulo;
  • FeiPet: Em Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul, no final de abril, acontece a FeiPet, que é dedicada para os profissionais da área de pet shop, tão interessante quanto a SuperPet para os empreendedores, este evento funciona para mostrar coisas novas nos serviços do pet shop;
  • ExpoPet Curitiba: como o nome já diz, o evento ocorre em Curitiba - Paraná, no meio do ano, entre junho e julho. Este espaço serve para os expositores, com competições em arenas de adestramento e os concursos de tosa;
  • Pet South America: cá está a feira mais importante do mundo pet, ao menos no Brasil. Ela tem sua data tradicional em agosto, em São Paulo. O evento é dividido em duas áreas, a de pet groom e pet care, a do pet grooming é dedicado para os competidores, já a pet care serve bem para os empreendedores que precisam conhecer as novidades do maior evento pet.

Como fazer um evento de pets

Os eventos em pet shops precisam ser bem divulgados, portanto, você deve ter um bom trabalho de marketing caso queira fazer seu próprio evento. E não se esqueça de investir em promoções neste dia.

Ao fazer um evento, você deve observar as seguintes práticas:

  1. determinar o local que o evento vai acontecer, o ideal é que aconteça dentro de seu pet shop, para que as pessoas já conheçam o local e se familiarize com o ambiente;
  2. divulgação nas mídias sociais e pelo bairro, para ser uma referência no setor de pet shop, você deve ter uma boa divulgação e um evento pode te mostrar o quanto de alcance que a sua marca tem. É um bom indicativo para isso criar eventos ou promoções;
  3. preparação do local de maneira adequada, ou seja, higienize, decore e faça o treinamento de seus colaboradores para que eles atendam e suportem bem os clientes que irão com altas expectativas;
  4. seleção dos produtos que estarão em promoção no dia do evento, tal como o público-alvo que deseja atingir, lembrando que o setor de pet food é o que mais vende. É muito provável que você obtenha sucesso em seu evento ao se dedicar a alimentação canina;
  5. fazer pesquisa durante o evento para conhecer o público de seu pet shop. Avaliando o que mais agradou eles, como: serviços, produtos, banho e beleza para pet, entre outros itens oferecidos em seu pet shop.

Seguindo estes passos, o evento será de qualidade. Com uma concorrência tão forte neste setor, não há brechas para falhas, por isso os eventos e promoções devem seguir uma linha de qualidade.

Com isso, abre-se portas para angariar mais clientes e abrindo novas possibilidades para expansão do seu negócio. Agora veja abaixo como deve ser feito a divulgação do evento.

Usando o marketing para promover seu evento ou promoção

O marketing é a essência de um empreendimento, portanto, o empreendedor tem a obrigação de conhecer sobre isso e aplicar de uma forma correta as estratégias que mais convêm em um pet shop.

Isso ajuda a impulsionar o alcance de um evento ou promoção.

Há estratégias que são específicas para a promover seu negócio com marketing digital para pet shop, conheça:

  • inbound marketing: ser visto no Google é a grande meta desta estratégia, ou seja, estar na primeira página de pesquisa sobre pet shops, isso provavelmente vai alavancar o seu negócio de uma maneira jamais vista, pois a relevância dessa plataforma como um meio de pesquisa é tão fundamental quanto um evento, invista nessa estratégia e se dedique para ela funcionar;
  • email marketing: fidelizar seu público-alvo por meio do email marketing é uma excelente estratégia, ele funciona tanto antes das compras de seus clientes, como no pós-venda, que é o momento de indicar produtos, agradecer e informar ele sobre as promoções que estão tendo em seu pet shop;
  • caso você tenha promovido algum evento e promoções em que fez uma pesquisa rápida com seus clientes, agora é possível determinar a jornada do consumidor, esta que vai te indicar como o cliente age em todas as situações, possibilitando a chance de você engajar ele da maneira correta.

Essas estratégias funcionam basicamente em qualquer área, sendo feitas de forma offline, ou online, fica a cargo do empreendedor de como ele quer atuar em seu marketing. O mais importante é que ele se dedique e amplie o alcance de sua marca.

Mas você sabe quando é o momento ideal para se fazer uma promoção? Veja:

Pet Shops: datas para eventos e promoções

Quando fazer uma promoção?

Eventos e promoções são fundamentais no gerenciamento de um empreendimento, com os pet shops não seria diferente, há diversos motivos para se fazer uma promoção, o mais importante é acertar no tempo.

Então, descubra abaixo quando se deve fazer uma promoção:

  • muito produto em estoque: este indicativo é comum em qualquer loja de qualquer produto, por esse fator, se deve estabelecer o ditado mais comum entre empreendedores: “a lei da oferta e demanda”, quando o produto está em grande quantidade e com vendas baixas, se deve diminuir o preço para que ele melhore em suas vendas, tal como se deve aumentar o preço para controlar as vendas em excesso;
  • semanas ou dias promocionais: semana do consumidor, ou dias como: cyber monday, black friday, ou “feriados” que tendem a vender muitos produtos de um determinado ramo da economia é um ótimo exemplo de quando fazer uma promoção;
  • início: ganhar notoriedade no início de um pet shop é bastante complicado, entretanto, há diversas formas de escapar dessa realidade, uma delas é fazer eventos e promoções para que você ganhe relevância logo de “cara”;
  • tradição: criar um evento ou uma promoção tradicional pode ajudar na fidelização de seus clientes com a sua marca, isso acontece pelo fato de o cliente lembrar qual o dia especial em seu pet shop;
  • feira: fazer uma feira de produtos pode ser uma ótima forma de apresentar seus itens para os tutores, como: petiscos, rações, brinquedos, roupas para cães e outros animais de estimação em seu pet shop, isso vai angariar clientes de todo o tipo de idade, tamanho e etc.

Conclusão

Investir em eventos e promoções no seu pet shop é fundamental tanto para a dar vida útil a produtos que estão paralisados em seu estoque quanto para um pet shop que está começando ainda, ou até mesmo para aqueles que estão estagnados.

Aprender também como promover seu pet shop online, é uma maneira mais eficaz de mudar o futuro de seu empreendimento, tendo em vista que é necessário sair de um pet shop de vizinhança, para o mundo do empreendedorismo, com o intuito de ter mais sucesso.

Além disso, ter produtos de qualidade e sustentabilidade é fundamental em seu pet shop, por isso que os petiscos John’s Farms é indicado para esse tipo de empreendimento, pois ele é utilizado pelos tutores para agradar, ou adestrar seu cão, sendo um produto diversificado e eficaz.

Aproveite nossas dicas e adquira os produtos da John's para conquistar seus clientes com petiscos naturais, saudáveis e de qualidade.