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Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 05 de fevereiro de 2020

Como promover seu Pet Shop Online

A globalização do mundo com a internet criou a possibilidade de promover seu pet shop online e angariar muitos clientes que possivelmente ainda não conhecem a sua marca e precisam de produtos que você tem a oferecer.

Para ser visto online existem diversas maneiras dentro do marketing digital que vão te ajudar, fazer com que o cliente chegue até você de forma orgânica, ou seja, sem gastar com publicidade, é a melhor forma de começar.

Com isso é possível atingir a pessoa que mais se identifica com a sua loja, sendo assim, você terá mais chances de venda, pois o visitante já está interessado no que você oferece.

O marketing digital provoca uma maior interação do público com a marca, por consequência, gera engajamento, publicidade para a empresa e ainda aumentam as taxas de conversão do seu negócio. Calma, vamos explicar isso melhor, acompanhe o texto.

Neste texto, explicaremos o que é a forma orgânica de adquirir clientes e outros tópicos do marketing digital para promover seu pet shop online, veja:

  1. O que é promover um pet shop online de forma orgânica?
  2. Como conseguir clientes pela internet?
  3. Como organizar os produtos dentro da loja física e online?
  4. 7 etapas do marketing digital para promover seu pet shop online
  5. Entendendo a jornada do consumidor
  6. Conclusão

Como promover seu Pet Shop Online

O que é promover um pet shop online de forma orgânica?

Promover seu pet shop online é a melhor forma de conseguir clientes e aumentar os faturamentos da sua empresa, porém existem algumas estratégias que devem ser consideradas.

A forma orgânica é a melhor forma de iniciar, porque além de não precisar gastar comprando propaganda, ela faz com que o usuário interessado no seu produto ache seu site, assim, só pessoas que já tem alguma ligação com seu produto chegarão até você.

Ranquear organicamente um site não é fácil e exige muita persistência, porém os resultados justificam os esforços. Para isso, você deve seguir as práticas de SEO, Search Engine Optimization, uma técnica que os buscadores da internet usam para ranquear um site, como: Google, Bing, Yahoo, etc.

Essa mecânica calcula certas técnicas que beneficiam um site ao outro, oferecendo então um bom ranqueamento, porque estar na primeira página de pesquisa vai fazer com que o site tenha muitas visitas qualificadas.

As 4 principais métricas de ranqueamento são:

  1. palavras-chave: para atrair clientes de forma orgânica é preciso investir em planejamento para selecionar as palavras que mais te darão retorno e colocarão seu site na primeira página do Google. Com uma consultoria de SEO é possível definir não só as palavras-chave para seu negócio, mas também como iniciar a produção de conteúdo para promover seu pet shop online.
  2. formatação do texto: a formatação do texto também conta, o SEO considera a experiência do usuário, então oferecer conforto para a leitura dele é importante na construção do seu site e blog;
  3. números de cliques: a quantidade de visitas em seu site também conta, afinal, quanto mais visitas tiver, o buscador entenderá que seu conteúdo é útil e elevará seu ranking;
  4. design do site: ter um site bem feito vai atrair mais clientes, além dar uma personalidade original para sua marca, isso fará com que o buscador entenda a relevância de sua audiência.

A partir daí já é possível perceber diferenças entre o marketing digital e o outbound marketing. O outbound marketing é aquela forma tradicional de divulgação, panfletos, outdoors, comerciais, etc.

O marketing digital é focado em resultados e graças às ferramentas tecnológicas é possível medir o resultado de todas as ações diariamente. Isso nos leva a refletir: o que é melhor um panfleto ou promover o pet shop online?

O marketing digital está ali no dia a dia do cliente, é algo que está sendo lembrado todos os dias, afinal, as pessoas passam muito tempo com os smartphones nas mãos. Lendo, escrevendo ou apenas olhando as novidades nas redes sociais.

A praticidade que a tecnologia oferece ao cliente no dia a dia é um diferencial e tanto para conquistar clientes, afinal, sempre queremos fazer as coisas de modo mais fácil. Por exemplo, seu eu preciso saber quais os produtos que não podem faltar no pet shop é muito melhor ir ao Google e buscar, certo?

Um leva alguns segundos com um clique o outro pode levar dias. É por meio dessa facilidade que você pode promover seu pet shop online. Mas vamos ver melhor como você pode arrumar clientes online? Continue a leitura.

Como conseguir clientes pela internet?

Para conseguir clientes promovendo seu pet shop online é preciso criar um site e páginas da sua empresa nas redes sociais, mas não em todas as redes, é preciso pesquisar quais são mais usadas pelos seus clientes. Depois comece a produzir conteúdo com informações que sejam úteis para eles.

O segundo passo para adquirir clientes é criar o seu site de maneira responsiva. Isso significa que o site deve ser entregar uma boa experiência de navegação no PC e nos dispositivos móveis.

Ou seja, se seu cliente está acessando seu site por um celular, tablet, computador ou qualquer eletrônico que seja seu site precisa funcionar com qualidade em todos eles.

Os números de pessoas que acessam a internet pelo celular chegam a quase 70%, segundo o IBGE. Por isso, não dá para ignorar que grande parte dos seus clientes ideais estão numa tela de celular.

E você não pode perder a oportunidade de se promover online, aproveitando o tamanho do mercado.

Além disso, promover seu pet shop online fará com que os clientes sejam participantes da sua marca, dando feedbacks para aperfeiçoamento de algum serviço ou aquisição de um novo produto.

Então, mais importante do que ir até o cliente é produzir conteúdo e criar um relacionamento sólido com os clientes atuais para que outros cheguem até você.

E o melhor de tudo é que você mesmo pode criar e gerenciar suas estratégias para promover seu pet shop online, mas se você não tem tempo e prefere que outra pessoa faça isso, existem duas 3 opções:

  1. empregar um funcionário de marketing digital e gerenciamento de mídias sociais para tocar seu projeto;
  2. pagar freelancers para uma agência de inbound marketing pode ser a melhor opção para produzir seus conteúdos;
  3. contratar uma agência de marketing digital avaliar seu negócio, criar estratégias personalizadas para você, produzir conteúdos diversos nas mídias, blog e e-mail.

Dessa forma, você conseguirá promover seu pet shop online, conseguir aumentar o reconhecimento da sua marca, sua receita, sobrando tempo para se dedicar a outras coisas da empresa. Antes de avançar, você precisa conhecer um dos termos mais usados no marketing digital: o lead, veja:

O que é um lead?

O lead é um usuário que forneceu alguma informação dele para consumir algum conteúdo seu, autorizando uma relação mais próxima entre vocês. Por exemplo: ele está procurando um conteúdo sobre como viajar com o cachorro e em seu site há essas dicas, ele gosta tanto que cadastra o e-mail para receber novidades do seu blog.

Dessa forma, você ganhou um lead e um potencial cliente que conforme a relação dele com a empresa vai se aprofundando irá se tornar um comprador e até um divulgador de sua marca.

E a partir desse momento você pode começar com o trabalho de e-mail marketing. Isto é, enviar e-mails personalizados para seus leads com promoções, conteúdos relevantes e outras coisas que possam fazer com que ele lembre de sua marca e uma hora ele vai voltar para comprar algo.

Então é um ciclo que vai proporcionar um engajamento para promover seu pet shop online, porém é necessário um bom estudo de suas personas, que são os clientes mais compatíveis com sua marca.

Mas não pense que só deve se preocupar com o online, de forma alguma, você precisa usar o que há de bom no marketing tradicional também. Por exemplo, você a técnica conhecida como trade marketing que ajuda na organização do seu espaço físico?

Embora seja uma prática para loja física, pode perfeitamente ser aplicada para promover seu pet shop online, veja:

Como promover seu Pet Shop Online

Como organizar os produtos dentro da loja física e online?

A organização de uma loja ou de um site vai mostrar o quão estruturado uma empresa é aos olhos de um cliente. Isso oferece segurança ao consumidor na hora da compra e ainda divulga os principais produtos de sua loja da melhor forma.

O trade marketing é justamente essa organização, seja para colocar os produtos da forma correta nas prateleiras, seja para organizar eles em seu site. Então é uma forma de estimulação da compra de produtos.

Por mais que seja mais adequado utilizar essas técnicas em uma loja física, você pode colocar algumas fotos de seus estabelecimentos em seu site ou redes sociais para promover seu pet shop online para atrair consumidores.

É por isso que por mais que você queira promover seu pet shop online, a organização de seu estabelecimento ainda é muito importante. Através das imagens e de como é o ambiente onde o consumidor vai julgar se ir comprar produtos de sua marca é vantajoso para ele.

Então, o trade marketing segue 3 boas práticas para adquirir clientes pelo simples fato de organizar seus produtos, veja:

  1. boa exposição dos produtos nos pontos de venda;
  2. inovação em relação ao mercado, seja nas entregas dos produtos ou até na decoração da loja;
  3. ações/ promoções que são feitos nos estabelecimentos, um dos pontos mais importantes na aquisição de clientes.

Seguindo estes 3 passos, a quantidade de clientes que visitam sua loja online ou física vai aumentar muito. Por isso certifique-se que a forma de exposição que você utiliza está agradável ao público-alvo.

Faça pesquisas de satisfação com os seus clientes e peça sugestões de como melhorar a experiência de compra e até mesmo a experiência de como o cliente chegou até sua loja. Além disso, foque nas etapas de marketing digital para obter um resultado sólido, veja as etapas a seguir: 

7 etapas do marketing digital para promover seu pet shop online

Promover seu pet shop online demanda esforço e tempo, não pense que as coisas na internet são tão mágicas como dizem. A tecnologia facilita um pouco as coisas, mas isso não significa que exigem menos trabalho.

Então, seja paciente para criar estratégias sólidas que darão resultados no momento certo, seguir as 7 etapas do marketing digital vai te ajudar com isso.

1º passo

O primeiro passo para promover seu pet shop online é usar  o planejamento de inbound marketing para pequenas empresas que é:

  • definir personas, ou seja, público-alvo espelhado nos seus clientes atuais;
  • definir palavras-chave (temas pesquisados no Google que estejam alinhados com seu negócio);
  • criar critérios de qualificação e segmentação para cada etapa;
  • alinhar as métricas e os KPIs;
  • definir a jornada de compra do seu cliente.

2º passo

No segundo passo vem o início do planejamento, portanto você vai desenvolver o site e as redes sociais para começar o processo de imersão digital da empresa, ou seja, iniciar o processo de adquirir seguidores e leads para promover seu pet shop online.

Ainda dentro do segundo passo, você vai definir qual é a frequência de postagens mais adequada para o seu negócio e para sua equipe de conteúdo, assim começará a alimentar sua página nas mídias sociais e o blog do site.

Logo, você melhorará o ranqueamento do SEO nos buscadores e conseguir mais visibilidade online.

3º passo

E, é agora que começa o período de atração dos clientes, quanto mais acessos ao seu blog e suas redes sociais, mais atrações você vai gerar para seus produtos. Atrair com os artigos e com um bom design de imagens nas mídias sociais é meio caminho andado para promover seu pet shop online.

Produzir conteúdos ricos em informação e que atraia o público com uma escrita simples e prática faz parte do marketing de conteúdo, então é importante pesquisar sobre o assunto para saber se está tudo certo, afinal, é preciso entregar o que há de melhor para o visitante.

4º passo

Converter é um dos passos mais importantes no marketing digital, isto é, produzir um bom conteúdo como dissemos para além de atrair, pode converter o interessado em um lead.

E um pouco tempo depois, tornar o lead em cliente, seguindo o funil de vendas para que você possa gerar consumidores fiéis de seu pet shop.

5º passo

Assim como todas essas etapas mostram como fazer o cliente chegar até você, existe a etapa que você deve chegar até o cliente para aprofundar seu relaciona com ele.

Esse momento se chama pós-venda e ele é fundamental para saber qual é a experiência que o consumidor teve com você e onde é preciso melhorar.

Relacionar é passar pelos seguintes processos:

  • segmentar a base de leads, ou seja, separá-los por interesses e nível de relacionamento com sua marca;
  • enviar uma newsletter com os temas abordados no blog;
  • interagir com o público.

6º passo

Eis que vai chegando em uma das etapas mais complicadas do marketing digital: a retenção de leads e clientes.

Cada pessoa tem uma personalidade, desejos e interesses. Portanto é impossível nutrir e segmentar cada lead. Por esse motivo, uma hora outra você vai receber um aviso de que um lead cancelou o cadastro de e-mail ou parou de te seguir/curtir na redes sociais.

Mas não pode desanimar, o mais importante é manter o conteúdo rico em informações e relevante para engajar o cliente da melhor maneira possível. Por isso que retenção de leads e clientes e o relacionamento da empresa devem andar de mãos dadas para fazer um bom trabalho.

7º passo

O último passo é a análise, ela pode ser feita no tempo que você quiser, mas deve ser feita para poder medir o retorno que teve nas redes sociais e quantas visitas você recebeu no site. Além de ver quais são as palavras-chave mais acessadas no seu blog.

Para fazer essa análise, você pode contar com o auxílio de algumas ferramentas, como:

Há várias opções no mercado, veja qual é a melhor para você e verifique seus resultados. Além dessas etapas, é importante saber a jornada em que o consumidor está para definir quais os caminhos você tem que direcionar ele, acompanhe:

Entendendo a jornada do consumidor

Para entender a jornada de seu consumidor e ajudar a promover seu pet shop online será necessário seguir os cinco As nas práticas de engajamento e isso é muito importante porque:

"se você quer aumentar suas vendas, é preciso considerar o caminho que uma pessoa percorre do interesse pelo produto até a compra dele."

Então considere o seguinte:

  1. assimilação: essa fase faz parte de o consumidor buscar por várias marcas para resolver a dor dele e assim ele assimilará a boa marca com a que cumpre melhor as etapas de marketing digital;
  2. atração: a parte de atração é difícil e requer diferenciais já que a competitividade é grande, quando a atração dá certo, é muito provável que o consumidor pesquise mais sobre a marca;
  3. arguição: a arguição é o momento de que o cliente busca por avaliações da marca, então é importante ter um bom “advogado” para isso, ter uma boa avaliação no Google, no Reclame Aqui ou em alguma plataforma que dê a liberdade dos clientes avaliarem os seus serviços;
  4. ação: Ação é além de vender, oferecer um serviço de pós-venda para que o consumidor retorne e seja engajado até compartilhar sua experiência e como consequência, mais aquisições de clientes você recebe;
  5. apologia: a apologia é a etapa que você deve dar uma boa atenção, visto que quando os seus clientes fazem o marketing de boca a boca, a possibilidade de quem recebeu tal feedback também virar seu cliente é muito grande.

Conclusão

Seguir as etapas do marketing digital é praticamente uma exigência para quem quer promover seu pet shop online, visto que a internet é o local onde as pessoas pesquisam sobre o que desejam adquirir, obtém avaliações e dicas para saber como resolver seus problemas.

Portanto, aplicar estratégias já testadas como as que apresentamos neste texto é fundamental para que garantir bons resultados, e, além de saber promover seu pet shop online, você precisa saber quais são os produtos que não podem faltar em um pet shop, certo? Então, clique aqui e descubra.