newsletter

Quer receber mais dicas para fazer seu PetShop crescer em momentos de crise?

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 14 de abril de 2020

Como montar um Pet Shop pequeno?

Como montar um Pet Shop pequeno

Um pet shop pequeno pode ser o caminho inicial para começar a empreender, afinal, na maioria das vezes quem deseja começar no mercado não tem muito dinheiro para investir.

E a primeira coisa que você deve fazer é obter conhecimentos sobre a área em que atua.

São 34 bilhões de reais circulando pelo mercado de pets só no Brasil, então, conhecer bem a área te dará a oportunidade de conquistar um pouco desse dinheiro. E mais ainda: conhecendo bem o mercado você poderá crescer.

Além disso, você precisa utilizar os melhores produtos para atrair o público para dentro de sua loja. Então, se você quer começar como se deve, pela base para ter um crescimento sólido, acompanhe este texto e aprenda a montar um pet shop pequeno.

Por onde começar com um pet shop pequeno?

Primeiro para montar um pet shop pequeno você precisa decidir se terá um negócio próprio ou investirá em franquia. Já escrevemos sobre isso, se precisar de ajuda, leia o artigo: Pet Shop Próprio ou Franquia.

Ao optar por uma franquia você pode mudar o patamar dos seus investimentos, porque é preciso comprar os diretos da marca, conforme explicamos no artigo indicado acima.

Mas qualquer decisão dependerá do quanto você tem disponível para investir logo de início, o plano de marca, fornecido pela franqueadora, pode te ajudar bastante se você ainda não sabe nada sobre o mercado. Com ele você terá informações e consultoria sobre:

  • o local da loja: saber como encontrar um ponto estratégico para que se tenha um bom faturamento na região.
    um plano de marketing já definido: você deverá executar e respeitar as medidas impostas pela franquia;
  • um plano de marketing já definido: você deverá executar e respeitar as medidas impostas pela franquia.

Sendo assim, para montar um pet shop pequeno você deve decidir se adotará uma franquia de baixo custo que indicará um caminho já testado para você ou se investirá na sua própria marca.

Feito isso é possível avançar para a escolha dos produtos.

Como selecionar produtos para Pet Shop pequeno

Vamos usar o exemplo de como selecionar produtos para pet shop pequeno: os produtos da John's Farms são fabricados de forma minuciosa com ingredientes que enriquecem a saúde dos pets, oferecendo vitaminas e fibras.

Isso faz toda diferença quando se oferece um produto ao cliente, ele precisa saber quais são as vantagens oferecidas aos seus amigos de quatro patas. Digo isso, porque se for simplesmente para ele comprar um produto sem receber nenhum atendimento diferenciado, ele escolherá um local maior com mais variedades e não um pet shop pequeno.

Além disso, é interessante informar aos tutores, que os petiscos são versáteis e podem ser adotados para cães com dietas balanceadas e servem como recompensa ao animal, elevando a alegria dele.

Perfeito ainda para aqueles que estão sendo adestrados ou até mesmo os que simplesmente estão sendo recompensados por carinho, não é mesmo?

Você deve ter lido nosso artigo "Por que você Precisa Vender Petiscos para Cachorro", nele abordamos que este produto está logo abaixo da ração na lista de compras prioritárias dos tutores de pets. Por isso é muito interessante se ter este produto em suas prateleiras.

Feitos essas considerações, agora você precisa saber como iniciar o planejamento, certo? Vamos lá!

Como iniciar o planejamento de um pet shop?

Planejar a montagem de um pet shop pequeno pode ser a melhor forma para preparar seu crescimento quando for o momento certo. Por isso, o início de um empreendimento deve ser aplicado o plano de negócio. 

Quer saber como o plano de negócio pode ajudar seu negócio, dê uma olhada neste vídeo aqui:

Como viu, com o planejamento você saberá o que é necessário para montar um pet shop pequeno, de tal maneira que você possa evitar qualquer estresse em relação a imprevistos. 

Para que você inicie o planejamento da montagem de um pet shop pequeno, você precisa pensar em vários itens para montar uma planilha. E essa planilha será a melhor forma de encaixar, organizar e localizar os dados para saber todas as informações do seu planejamento, veja quais são os itens abaixo:

  • a primeira coisa a se decidir deve ser o segmento de seu pet shop. Ele será focado em qual tipo de produto, atenderá uma série de itens, oferecerá serviços?
  • A segunda decisão deve ser o local onde será o seu pet shop pequeno, isso é crucial, tendo em vista que o local será o ponto de partida. Analisar a vizinhança perceber se o pet shop é importante para comunidade;
  • já o terceiro passo se inicia pelo layout, montar uma boa disposição dos produtos, utilizar técnicas e fazer um layout atrativo é fundamental para atrair novos clientes. Afinal, atrair é o primeiro passo de uma venda;
  • agora que a forma está sendo definida, está na hora de executar as contratações e definir um faturamento médio desejado para manter todas as bases de seu pet shop pequeno seguras;
  • o último item, entretanto, não é o menos importante: escolher o catálogo de produtos ao qual você vai trabalhar. Pegue as marcas que você deseja trabalhar, escolha os fornecedores e negocie bons preços.

Ao atingir as metas dos itens que você planejou, seu pet shop pequeno terá uma excelente perspectiva de crescimento, tendo em vista que você planejou muito bem os passos a serem seguidos e como será o início de seu negócio.

Desde os microempreendedores, até os donos de milhões de ações em bolsas de valores, todos querem saber qual é a melhor maneira de investir e gastar pouco. Pois bem, separamos algumas dicas para você, confira:

Qual é a melhor maneira de investir e gastar pouco?

Começar a investir em um negócio, como o pet shop pequeno, exige-se bastante conhecimento, porém há algo que é necessário e que isso só se consegue com o tempo, acertando e errando nos passos a serem dados pelo empreendedor, isso se chama experiência.

E isso está diretamente vinculado com o investir bem e gastar pouco, porém poucas pessoas sabem ou poucas têm a habilidade que é essencial para ser um dos grandes empreendedores, a habilidade é a de negociação. Negociar é o principal ponto para quem busca investir bem e gastar pouco.

Afinal, quem negocia bem e amarra bem as informações que obtém, garante bons preços de compra. Portanto, a melhor maneira de investir quando se está montando um pet shop pequeno é conseguir bons preços com os fornecedores.

Como saber se é um bom preço? Com conhecimento é claro, busque a maior quantidade de informações sobre preços em concorrentes, para isso é necessário muita pesquisa de mercado, ou seja, antes de tomar qualquer decisão sobre empreender em um pet shop pequeno, você precisa estudar profundamente o tema de sua área.

Além disso, nas buscas pelo melhor preço, com certeza você encontrará ofertas excelentes. O empreendedor precisa ter um perfil persistente, interessado e visionário, essas características são primordiais para quem deseja ter sucesso no ramo de pet shops.

Não há uma cartilha sobre de como achar a melhor oportunidade para gastar pouco e investir bem, porém há algumas dicas para fazer sucesso de como montar um pet shop pequeno e gastar pouco:

  1. para ter poucos gastos no momento de abrir um pet shop pequeno, será necessário que você busque por um local perfeito, por dois motivos. O motivo número 1 é encontrar um imóvel bem localizado e que seja perto de parques ou em uma região residencial que tenha muitos cães por lá, já o segundo é achar um lugar que seja barato;
  2. gastar pouco e ter retorno não é fácil e precisa de muito esforço para que isso aconteça, tendo em vista que uma ótima forma de economizar é planejar bem;
  3. uma forma de montar um pet shop pequeno e inovar, gastando pouco, é criar um pet shop móvel. Então, para o caso de você ter um Kombi ou algum carro que seja furgão, planeje e crie uma possibilidade semelhante a essa e adote um sistema inovador de fazer seu sucesso;
  4. montar um pet shop com o mínimo necessário pode não ser o ideal, entretanto, há a possibilidade de você exercer sua criatividade. Faça um layout com caixotes, ou pallets, reutilizando materiais que você já tem e etc.

Veja abaixo algumas dicas de como executar essa sua criatividade:

Montando um pet shop pequeno e atraente

Como montar um Pet Shop pequeno?

Montar um pet shop pequeno com pouco dinheiro para investir é possível: objetivo é que você tenha muita criatividade para não perder tempo. Então, uma ótima forma de você atrair o cliente é montar um ambiente atraente e incomum.

As semelhanças com o bairro ou com coisas que os animais gostem pode ser uma ótima escolha para montar o seu pet shop pequeno, porém atraente. Acompanhe algumas dicas:

  • o baixo orçamento faz com que você reutilize algumas coisas, como: móveis, prateleiras ou monte alguns utensílios com materiais baratos, todavia, é importante ter criatividade nesses momentos. Sendo assim, pinte alguns móveis para parecerem mais novos;
  • semelhanças com um parque que é típico da região pode atrair os animais, ou ao menos ser simpático com os tutores. Dito isto, a melhor forma de você angariar clientes no início é mostrando coisas inovadoras, então estabeleça um novo padrão para suas prateleiras e a disposição dos produtos;
  • uma maneira barata e talvez a mais eficaz delas de ser atraente, é o jogo de luzes. Brincar com as luzes em seu layout pode ser agradável aos clientes, além disso, as pessoas tendem a ser atraídas por aquilo que veem e acham bonito, as luzes podem ser o melhor caminho.

Apesar de não ser fácil atrair clientes, pequenas mudanças já podem causar certo impacto, então, é interessante oferecer mudanças durante o ano e ver com quais se conseguiu mais resultados em seu pet shop pequeno, porém atraente.

Para quem está iniciando as aventuras empreendedoras é interessante conhecer 3 ferramentas que te auxiliam na administração de seu negócio, confira abaixo quais são elas:

3 ferramentas para gerenciar seu pet shop

Gerenciar um pet shop pequeno pode ser mais complicado do que parece, sendo assim, utilizar softwares de administração deve ser a melhor alternativa, eles funcionam tanto para os empreendedores experientes, quanto para os iniciantes.

Então, abaixo confira quais são estas 3 ferramentas que ajudam na gerência de seu estabelecimento:

  • Planilhas: a ferramenta do pacote office, o Excel, é o software de planilhas mais conhecido no mundo, apesar de ter outras ferramentas semelhantes. O uso de planilhas é fundamental para organizar tarefas, produtos e o que repor em suas mercadorias;
  • Conta Azul: uma ferramenta versátil em que você pode executar todo o seu planejamento financeiro, além de ter a possibilidade de trabalhar com boleto. O que pode vir a ser um novo jeito de vender, caso entre no mercado virtual;
  • Nota Fiscal: para que você mostre credibilidade ao cliente, ofereça a nota fiscal eletrônica. Isso pode garantir a seriedade e mostrar que você trabalha corretamente, o marketing do boca a boca pode funcionar muito bem para um pet shop pequeno.

Estas 3 ferramentas são muito úteis e vão vir a calhar em algum momento de seu gerenciamento no seu empreendimento. Além disso, pode te ensinar algumas coisas sobre como fazer um planejamento na montagem de um pet shop pequeno.

Montar qualquer empreendimento exige-se uma engenharia financeira, portanto, saber executar um planejamento financeiro é fundamental. Para que você possa entender melhor, abaixo explicaremos como fazer um planejamento financeiro baseando-se em um exemplo, veja:

Planejamento financeiro de um pet shop pequeno

O planejamento financeiro é a alma de qualquer projeto que você deseja investir, ainda mais em um pet shop pequeno. Ele precisa ter uma execução certeira, afinal, a quantidade de manobras é escassa devido à quantidade disponível para investir.

Provavelmente os 3 meses iniciantes serão de investimentos e com pouco retorno, antes de ser positivo, um empreendedor deve ser realista e manter os pés no chão. Por mais que seja agradável imaginar ótimos números no início, a realidade pode ser diferente.

Então, pegue as 3 ferramentas que indicamos e comece um planejamento financeiro. O primeiro a ser bem editado é o Excel, ele vai te informar de diversas coisas, pois você tem uma flexibilidade muito grande em referência ao tanto de planilhas que você pode ter, veja abaixo as essenciais:

  • fluxo de gastos: saber o quanto de gastos e investimentos feitos é primordial na montagem de um pet shop pequeno, e no gerenciamento dos gastos e receitas;
  • fluxo de receitas: ninguém tem uma memória que registre todos os itens vendidos em uma loja, não é mesmo? Portanto, elabore uma planilha em que você possa guardar todos os itens que você vendeu, isso ajudará na reposição desses produtos;
  • quantidade de clientes: como já abordamos no texto, você deve ter uma ideia de faturamento médio para poder pagar as contas no fim do mês, concorda?

Além de planilhas bem alimentadas, é necessário registrar todas essas informações em um sistema financeiro. É uma forma de ter um controle de todas as suas vendas, fornecedores, enviar boletos aos clientes e tudo mais que você precisar.

Uma dica extra para você executar e facilitar os processos de sua segurança, é de: tenha um capital de giro, muitas pessoas vão com muita “sede ao pote” e acabam por não se resguardar e ficar com um dinheiro em caixa para cobrir os momentos em vermelho.

Portanto, tenha um dinheiro guardado para um eventual problema, afinal, sabe-se lá quando e onde um problema pode surgir. Então, fique com esse dinheiro em um local seguro, como: poupança, rendimentos fixos ou até no tesouro direto. Dinheiro de emergência, porém que renda.

Conclusão

Sonhar em ser empreendedor é comum, o sucesso que é diferente. Por isso, se dedicar é muito importante, pois você precisa ter a chance de inovar para poder atrair clientes e mais clientes.

Outra dica extra para que você obtenha o sonhado sucesso, é de usar técnicas de exposição de produtos para se diferenciar da concorrência, são dicas preciosas e que vão dar ideias para você ser inovador.

Lembre-se que ter bons fornecedores, com produtos renomados e que estão juntos com você é fundamental, por isso conte com a John’s Farms como seu primeiro fornecedor, clique aqui que vamos ter ajudar a começar bem.