Quer receber mais dicas para fazer seu PetShop crescer em momentos de crise?

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 12 de fevereiro de 2020

Centro de estética para pets: o que é e como montar um

Centro de estética para pets tem sido uma opção para quem deseja se diferenciar da concorrência e montar um pet shop de sucesso, onde os clientes poderão levar seus amigos de quatro patas para um dia especial com banho e tosa, atendimento veterinário, espaço para atividades físicas, brincadeiras e muito mais.

Um estabelecimento desses, deveria ser visto por aí facilmente, já que a demanda é bem alta. Para se ter uma noção, o mercado de pet prevê um faturamento de 40 bilhões de reais este ano. Nada modesto, não é?

O banho, por exemplo, é uma demanda muito alta e sejamos sinceros, nem todo mundo gosta de dar banho no pet e os que gostam, às vezes, não tem tempo ou jeito para isso.

São nessas atividades que um centro de estética para pets se faz útil e muito bem-vindo. Porque atenderá a demanda de tutores da região.

E é por isso que, neste texto, descreveremos tudo o que um centro de estética para pets faz, a importância deles para a sociedade e ainda sobre atividades e promoções que podem fazer a diferença na sua região. Então, confira os tópicos do artigo logo abaixo:

  1. O que é um centro de estética para pets?
  2. 5 serviços que um centro de estética para pet deve oferecer
  3. Serviços diferenciados: táxi dog, dog walker e outros
  4. Como montar um centro de estética para pets?
  5. Eventos para donos de centro de estética para pets
  6. Concursos de beleza para pets
  7. Conclusão

Centro de estética para pets: o que é e como montar um

O que é um centro de estética para pets?

Um centro de estética para pets é um estabelecimento onde se pode levar o pet para ter um dia de beleza, um ambiente onde ele possa receber tratamentos como:

  • cuidado com a pelagem, entre hidratação e tosa
  • um bom banho
  • e até mesmo a saúde bucal do animal

Mas para se diferenciar, comece considerando isto: 

Quem deseja montar um centro de estética para pets deve conhecer todos os conceitos básicos de saúde dos animais, visto que os procedimentos estéticos são feitos em toda a estrutura corporal do animal, pois imagine se um cachorro agitado passa pela tosa e se assusta com algum movimento do prestador de serviço?

Ele pode tanto avançar contra a pessoa, como se cortar com o equipamento. Então, é preciso mostrar para os clientes que seu centro de estética se preocupa com a saúde e integridade dos pets, faça isso seguindo os padrões de saúde e segurança para animais do seu estado.

Além disso, você e sua equipe precisa saber tudo sobre primeiros socorros para cães e demonstrar isso ao seu público, tudo isso faz uma grande diferença, afinal, quem ama seu pet se preocupa demais com ele.

Então, além do estabelecimento oferecer serviços estéticos e de saúde, demonstrará que está muito preocupado com a integridade física e mental do animal. Um detalhe faz toda diferença no atendimento.

Por exemplo, por meio da tosa ou do banho é possível detectar problemas como carrapatos e pulgas que podem transmitir doença tanto para o pet como para seu tutor, então, resolver isso e transmitir de modo amigável essas informações ao tutor, pode ser um diferencial importante para você.

Porém, ainda fica aquela pulga atrás da orelha: quais são os serviços mais comuns oferecidos por estes centros de estética para pets? Veja isso a seguir.

5 serviços que um centro de estética para pet deve oferecer

Um centro de estética para pets já tem seu nome como autoexplicativo e isso é muito bom para a compreensão dos clientes, porém para que fique claro os serviços, verifique abaixo uma lista dos mais comuns que devem ser ofertados ao cliente:

  1. banho: basicamente a maioria oferece um banho quente e higienização completa pet para que ele fique limpo e bem cuidado a semana toda. Recomenda-se dar banho no pet uma vez a cada duas semanas, ou seja, esse serviço não pode faltar de jeito algum;
  2. tosa: os cuidados com os pelos variam de raça, mas é fundamental para manter as características de cada uma, além de deixar o cão mais engraçadinho ou imponente. Por isso, é bom conhecer bem algumas raças de cachorro e o que é pedigree;
  3. hidratação: hidratar os pelos ajuda a manter o brilho e ainda a fortalecer para evitar as quedas na pelagem que são frequentes nos cães quando o verão se aproxima;
  4. saúde bucal: cuidar da saúde bucal escovando os dentes do cachorro é vital para dar a qualidade de vida e bem-estar ao animal, muitos ignoram isso, mas eduque seus clientes oferecendo informações e ofertando esse serviço, temos um artigo bem que vai te ajudar com isso: Como escovar os dentes do cachorro;
  5. unhas: por mais que pensemos que cortar as unhas são apenas uma questão estética, não é. Cortar as unhas de um cachorro evita arranhões no tutor e nas crianças que brincam com o animal.

Estes 5 serviços são básicos para um centro de estética e você deve oferecê-los acompanhado de informações para que seus clientes vejam na sua marca um diferencial em algo que é comum aos demais, sabe por quê? Você não está só, continue lendo e veja.

Centros estéticos para pets pelo Brasil

Se você deseja abrir um centro de estética para cães ou transformar seu pet shop em um, é preciso conhecer o funcionamento deles e ver como funcionam suas estruturas. Grandes empreendedores vão em busca de exemplos, não para copiar, mas para aperfeiçoar e personalizar para sua região.

Por isso, preparamos uma lista com alguns exemplos espalhados pelo país. Vá lá, observe bem e anote tudo.

  • São Paulo: próximo ao estádio do Pacaembu há o centro estético para pets que também funciona como clínica plástica para animais, chama-se Animal Help;
  • Paraná: em Curitiba existe a Villa Pet estética animal, com uma avaliação de 4,3 estrelas no Google. Ele é uma boa referência para novos empreendedores;
  • Rio Grande do Sul: já em Porto Alegre há um ótimo centro de estética para pets, com nota máxima no Google, conhecido como Visage Centro Estético Pet;
  • Pernambuco: no nordeste há diversas opções para cuidar de seu animal de estimação, porém em Recife há uma referência no ramo que chama Pet das Graças com avaliação de 4,5 no Google;
  • Brasília: no centro do país a nossa capital Brasília traz um excelente centro de estética para pets perto do Planalto Central, conhecido como Lex e Lulu.

Além disso, há alguns estabelecimentos que fornecem serviços adicionais para se diferenciarem no ramo e serem referências na região em que atuam, abordamos alguns desses serviços abaixo, confira.

Serviços diferenciados: táxi dog, dog walker e outros

O centro de estética para pet que deseja obter sucesso na conquista dos clientes precisa oferecer serviços adicionais como um diferencial. Para isso é preciso enxergar as necessidades do mercado, visto que o primeiro passo de um empreendedor deve ser a pesquisa de mercado.

Analisar primeiramente o que seus concorrentes fazem é fundamental para quem busca inovar na área e junto disso ver qual é a demanda da sua região. Dito isso, abaixo há uma lista de serviços adicionais que você pode oferecer, confira:

  1. Táxi dog ou leva e traz: esses serviços são muito úteis para os tutores que têm horários restritos e não conseguem levar seus pets ao centro de estética pessoalmente;
  2. Dog walker: essa profissão é inovadora no mercado e vem crescendo de forma exponencial, ao oferecer essa opção em um estabelecimento, você aumentará a confiança dos clientes em você e, por certo, aumentará a número as vendas de outros serviços.
  3. Hotel pet: muitas vezes os tutores de animais de estimação precisam viajar ou fazer algo em que precisam ficar dias fora de casa. Com quem ficará o pet? Pois bem, um centro de estética para pets pode oferecer também um hotel para cachorro e suprir a demanda desse cliente.
  4. Veterinários: ter um veterinário no seu estabelecimento dará maior credibilidade a você deixará claro que o lugar também se preocupa com a saúde de seus clientes.

Se você planeja montar um centro de estética para pets de sucesso, precisa estabelecer todo um planejamento para ver as necessidades do seu mercado, assim, você verá que alguns desses serviços podem ser um diferencial e tanto. Já outros podem não ser tão efetivo.

Não adianta oferecer muitos serviços se poucos deles serão comprados, aí está a importância de se conhecer o seu público-alvo. Feito isso, vamos agora saber como montar um centro de estética, acompanhe.

Centro de estética para pets: o que é e como montar um

Como montar um centro de estética para pets?

Para montar um centro de estética para pets vai é preciso uma boa análise de mercado, já falamos sobre isso, certo? Mais é preciso repetir porque isso é muito importante para que você saiba os caminhos a trilhar no seu negócio.

Outro ponto importante é o atendimento. Ele é fundamental quando você trabalha com animais e principalmente os de estimação. Você precisa ter o mesmo carinho e amor que os tutores têm pelos seus amigos de quatro patas. Isso vai gerar empatia e confiança.

Por mais que contrate pessoas que têm uma boa gestão em termos de relacionamento com o cliente, ainda assim será necessário contratar colaboradores com experiência na área para mostrar como se faz os processos e como se lida com os animais, visto que cada um tem uma personalidade diferente. 

Além disso, é necessário obter equipamentos de qualidade para mostrar a seriedade do local em relação à segurança dos funcionários, dos pets e até mesmo dos tutores.

O Brasil é o quarto país com maior população de animais de estimação no mundo, ou seja, cliente não falta e concorrência também. Então, você precisa ganhar o cliente de várias formas, seja na qualidade dos serviços, na abrangência dele, na qualidade de atendimento e experiência do usuário e até mesmo pelo design de seu estabelecimento.

O layout é muito importante para um estabelecimento. Ele atrai ainda mais o cliente até sua loja. Pensando pelo lado de quem vai contratar um serviço, você provavelmente vai entrar na loja que tem o melhor visual e que te passe mais segurança para deixar um ser que é tão importante em sua vida como o pet.

Por isso, abaixo, deixamos algumas dicas para montar um bom layout para na área de centros de estéticas para pets, confira:

Como deve ser o layout?

O layout de um centro de estética para pets deve ser planejado de forma a atrair o tutor de animais de estimação, ele é o foco. Logo você deve fazer a seguinte pergunta: 

 

“como atrair quem ama um cachorro?”

 

Evidentemente que quem quer montar um centro de estética para pets ou qualquer estabelecimento no ramo, deve amar os animais tanto quanto seus tutores. Se você não tem todo esse amor, então contrate alguém que tenha para interagir com os tutores. Ela saberá e entenderá quais são as necessidades dos seus clientes.

Existem 4 passos que você pode seguir para atrair seu cliente por meio do layout, veja:

  1. iluminação destacada;
  2. vitrine com produtos ou promoção no centro do vidro;
  3. cores vibrantes e que combinem com pets;
  4. serviços diferenciados e com referência;

Se adotar essas e outras técnicas de exposição de produtos para petshop você conseguirá atrair mais visitantes para sua loja e consequentemente clientes.

Mas, você precisa ir além do ambiente, o empreendedor precisa saber das tendências, inovações do mercado. Por isso, destacamos alguns dos principais eventos de pets que acontecem no país, continue lendo e veja.

Eventos para donos de centro de estética para pets

Conhecer novos produtos, procedimentos e até mesmo os novos equipamentos de um ramo é obrigação de qualquer empreendedor que deseja fazer sucesso e atender bem o seu cliente.

Tendo isso em mente, existe hoje no Brasil diversos eventos sobre estética de animais de estimação, porém 2 deles se destacam muito nesse quesito, são eles:

  • Groom Nordeste: Congresso de Estética Pet é um evento que reúne empreendedores do mundo pet e os mestres que criam produtos, equipamentos e muito mais para facilitar a vida de quem trabalha com este tipo de serviço.

 

  • PET Rio VET: essa feira que ocorre 1 vez por ano é que mais gerou dinheiro no ramo de eventos estéticos para pet. Ela já vai para a sua 13ª edição.

Com palestrantes de todos os lugares do mundo, o evento também conta com o Vetmeeting que é uma convenção de veterinários para conhecer workshops e mostrar seminários sobre a medicina pet.

E inclusive estes eventos trazem até concursos de beleza entre os animais, porém isso merece um espaço mais dedicado, veja abaixo os concursos de estética pet mais famosos:

Centro de estética para pets: o que é e como montar um

Concursos de beleza para pets

Já que se cuida tanto da estética do pet, por que não levá-los a um concurso de beleza? Quem passa tantas horas no centro de estética para pets merece receber troféus e muitos outros prêmios que compensam todo o esforço do tutor, não acha?

Como havíamos falado do PET Rio VET, eles abrigam um dos maiores torneios nacionais de estética canina que é o RioGroom, o seu último vencedor foi Gilberto dos Santos com o seu cão da raça Splitz.

A VET EXPO também é uma competição que avalia cães e os profissionais que fazem a tosa dos animais, conhecida também como Super Groom, recebe cerca de 250 participantes em suas edições.

E o maior concurso já realizado pelo Brasil foi promovido pela Pet Society, que é a Mega Grooming Show, o principal concurso de estética canina. Tem palestras e sua duração é de 3 dias.

Que tal então, você fazer algo parecido na sua região, ou adaptar alguma coisa do tipo para agradar seus clientes e promover sua marca? Lembre-se de estudar bem o mercado para ver o que fazer. Se for possível será uma baita chance de virar referência e aumentar o número de clientes.

Conclusão

Tudo que viu até aqui sobre centro de estética para pets é suficiente para criar um negócio sólido e de sucesso no ramo de pet. É claro, que você precisa se dedicar, investir tempo e  dinheiro. 

Já dizia George S. Clason: "Sucesso quer dizer realizações como o resultado de nossos próprios esforços e aptidões."

Então, vai lá, ofereça os 5 serviços que não podem faltar no centro de estética para pet, escolha entre os 4 serviços diferenciados aquele que atende seu público e siga a trilha de sucesso. Depois volte aqui para contar a equipe da Jonh's Farms, ok?