newsletter

Quer receber mais dicas para fazer seu PetShop crescer em momentos de crise?

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 31 de janeiro de 2020

7 dicas para montar um Pet Shop de sucesso

Montar um pet shop num mercado de 130 milhões de clientes, será que você teria vontade para empreender num cenário desse? Pois, o IBGE calculou que no Brasil há cerca de 130 milhões de pets no país e que em pelo menos 46% das casas brasileiras, há ao menos 1 cachorro.

7 dicas para montar um Pet Shop de sucesso

Além disso, o mercado de pet shop está bombando como nunca visto, lojas fazem sucesso e abrem franquias todos os dias, espalhando-se pelo país para atingir o maior número de clientes.

Ter dicas para montar um pet shop de sucesso é algo que muitas pessoas buscam, seja com um baixo orçamento seja com um grande investimento, a regra para isso é ter a mente aberta e analisar o que este mercado precisa, enxergar inovações e transcender as necessidades de um pet shop, transformando-o num grande sucesso.

Conforme consta a pesquisa de mercado da Abinpet, cerca de 15% dos pet shops costumam fechar as portas antes dos 2 anos. As grandes causas para esses números são localidades ruins e a falta de inovação.

Empreender é algo que você deve fazer com cautela e planejamento, claro que se “atirar de cabeça” é necessário, porém deve-se fazer de forma planejada. O primeiro passo é um curso de empreendedorismo, aprender como funciona uma empresa e os riscos financeiros que se tem com isso.

Mas preparamos, neste texto, dicas de empreendedorismo para que você saiba como montar um pet shop de sucesso. A seguir, você verá:

  1. Como deve ser a estrutura de um pet shop
  2. Como montar um pet shop de sucesso com pouco investimento
  3. 7 dicas para montar um pet shop de sucesso
  4. Como empreender no mercado de pets
  5. O marketing importa
  6. Conclusão

Como deve ser a estrutura de um pet shop

O Brasil é o quarto maior país do mundo em relação à quantidade de animais de estimação, por isso, o mercado de pet shop por aqui é muito forte, porém mesmo assim a estatística de fechamento de pet shops ainda é alta, como citamos.

Muitas vezes a estrutura do pet shop está errada, logo isso causa um transtorno visual no cliente. Afinal, ao adentrar num local você vai querer ter uma boa experiência de compra, ter fácil acesso às coisas, cores vivas e um ambiente agradável em todos os sentidos.

Mas muitos podem se perguntar: “Por que se deve ter um ambiente agradável em todos os sentidos?”

A primeira atração é o visual, isso atrai muito cliente, portanto se a sua loja é bonita e bem organizada, maior será a sua chamada de atrair compradores.

Passando para o olfato, o segundo sentido que mais ativamos ao entrar num lugar novo é o olfato, para isso você precisa de ter uma loja cheirosa e limpa. Correspondendo a essas necessidades, seu ambiente estará 20% mais atrativo ao cliente e atendendo as expectativas dele.

O pet shop é uma loja para animais, mas quem compra são humanos, então, um cheiro agradável a nós e um ambiente bem organizado que demonstre higiene é importantíssimo.

Todas essas maneiras de empreendimento faz parte do chamado Trade Marketing, como já citado, é muito importante que você se mantenha atento às novidades do mercado, inovando e principalmente estudando para montar um pet shop de sucesso.

Então, para montar um pet shop de sucesso, a sua estrutura tem que ser adequada, logo você vai ter que identificar quais os serviços que serão oferecidos, além de é claro ter um estabelecimento que caiba tudo o que você deseja oferecer aos clientes.

Portanto, você precisa de uma pesquisa de mercado para montar os serviços da maneira que o trade marketing ensina, as estruturas podem ser as seguintes:

  • banho e tosa: o ideal é que o cliente possa ver seu pet para se distrair, ou até mesmo atrair o cliente que vem da rua. Então, uma sala que tenha um vidro ou uma janela para a rua é interessante. Lembrando que os equipamentos precisam ser separados: um para banho e outro para tosa;
  • piso impermeável: é necessário que a construção do estabelecimento siga normas e adequações para seu público, que são os pets e seus tutores. Coloque pisos impermeáveis para evitar alguns transtornos;
  • prateleiras adequadas: a localização dos produtos oferecidos pela sua loja deve ser a correta, logo você tem de separar as prateleiras por tipos, uma fileira para brinquedos, outra para ração e potes, nenhuma delas podem ser altas demais assim você vai criar uma ótima estrutura. Isso é o essencial para um pet shop de sucesso;
  • leva e traz: como a maioria dos tutores trabalham em horário comercial, seria interessante que você fornecesse o sistema que pegue o pet e leve-o de volta na hora do banho e da tosa. Isso é muita comodidade para o cliente e te dará um diferencial na hora da escolha.

Serviços e estruturas vão te ajudar a montar um pet shop de sucesso que atenda as necessidades dos clientes, o mercado tem uma grande concorrência, então para fazer sucesso você precisa se diferenciar, além de manter a qualidade em seus serviços.

O que é trade marketing?

O trade marketing é uma prática nos conhecidos PDV (Pontos de Venda) para que o seu produto fique atrativo e alcançável para o cliente.

Ou seja, suas mercadorias precisam estar em evidência, isso vai se aplicar tanto na forma que você destaca os produtos que recebe do fornecedor, quanto na organização do seu estabelecimento.

Uma das etapas mais importantes no trade marketing é determinar o seu público-alvo, com isso você terá conhecimento necessário para aplicar as práticas do trade marketing, visando montar um pet shop de sucesso.

Ter bons fornecedores, reconhecidos no ramo é a chave do negócio. Assim como a necessidade de negociar com eles, pois assim os dois sairão ganhando.

E por que de praticar o trade marketing? É simples, ter mais vendas sem precisar ter grandes investimentos, o trade marketing é o posicionamento dos produtos para que eles fiquem práticos e visíveis ao cliente, só já aumentará suas vendas.

Equipamentos de um pet shop

Se você está entrando de “cabeça” em direção ao ramo de animais de estimação para montar um pet shop de sucesso, precisa saber quais são os equipamentos de um pet shop.

Veja quais podem ser requisitados para que você possa montar um pet shop de sucesso:

  • mesas adaptadas para dar banho nos animais;
  • secadores adequados para animais;
  • equipamentos de tosa para cães e gatos ou outros animais;
  • prateleiras e locais adequados para exibir seus produtos.

Entre outras necessidades que você detectar e for um equipamento útil, lembrando que o estabelecimento não precisa ser grande no início, o importante é que ele seja adequado e aconchegante para quem entrar em seu pet shop.

 

Como montar um pet shop de sucesso com pouco investimento

Sim é possível montar um pet shop de sucesso com pouco investimento, porém as fórmulas precisam ser certeiras. Quando não se tem uma opção de escape ao investir num estabelecimento é preciso ter muito conhecimento sobre a área.

O primeiro passo é estudar a estrutura de uma empresa, então entender sobre capital de giro e como investir é fundamental para se montar um pet shop de sucesso ou qualquer outro estabelecimento.

No início você não precisará de um espaço muito grande, já que o investimento é curto, porém você precisa achar um local que seja ideal para não ser mais um na estatística da Abinpet.

Considera a movimentação de pessoas, a quantidade de pessoas que passeiam com os cachorros por perto e também se há concorrentes próximos, esses são os critérios que você deve analisar antes de alugar um imóvel.

Depois que alugar um local correto, siga as boas práticas do trade marketing para estruturar seus produtos para que sejam organizados, fluídos, acessíveis e agradáveis ao cliente.

E um dos pontos mais importantes para montar um pet shop de sucesso é a negociação com os fornecedores, além de boas marcas que você deve comprar, consiga bons preços para economizar nos custos.

Dependendo do local onde seu estabelecimento fica, venda rações por peso, com essa possibilidade você atenderá um mercado periférico que necessita de ração para seus pets, porém não costuma investir em sacos grandes de ração.

Dessa forma você pode ter um bom lucro se souber usar os preços a seu favor, e esse é basicamente o maior ponto de atração de clientes, por mais que sua loja seja aconchegante, o marketing do “bom preço” sempre vai prevalecer para um cliente.

Então use os preços de maneira inteligente e conheça seu público, com esses dois conhecimentos você terá meio caminho andado para montar um pet shop de sucesso.

E, por conta disso, abaixo nós listamos 7 dicas para começar, confira:

7 dicas para montar um pet shop de sucesso

Empreender pode ser algo novo e ter medo de que dê errado vai ser algo ruim, já que isso pode te prender em coisas que não são boas na hora de fazer sucesso. Portanto, nós reunimos 7 dicas para montar um pet shop de sucesso, seja com muito investimento, seja com pouco. Acompanhe:

  1. pesquisa de mercado: o primeiro passo é analisar a concorrência, ver os pontos que dão certo e errado, como eles atraem o cliente e quais os diferenciais entre eles, fazer uma análise profunda vai te ajudar a ter um bom parâmetro para montar um pet shop de sucesso;
  2. estude: estudar deve ser a regra para qualquer empreendedor e de qualquer ramo, pois manter-se atualizado é um ponto importante para consertar as coisas em seu estabelecimento ou inovar;
  3. equipe: tenha uma equipe de qualidade no serviço e também no atendimento, a experiência de usuário é um dos processos mais importantes para montar um pet shop de sucesso, visto que você fidelizará um cliente por isso;
  4. manutenção do cliente: a forma de lucro e manutenção das finanças de uma empresa é a fidelização dos clientes, afinal, ter uma base concreta de que você vai poder contar ao fazer os cálculos financeiros são muito importante;
  5. ter licenças: para montar um pet shop de sucesso é necessário ser honesto e estar corretamente estabelecido perante as normas do empreendedorismo, portanto, tenha as licenças necessárias, como: CNPJ, registro comercial, alvará comercial, entre outros documentos;
  6. produtos que não podem faltar: vender é a necessidade de qualquer empresa que precise ter um capital de giro, portanto vender os produtos corretos é essencial;
  7. finanças: tenha um planejamento financeiro concreto e com uma boa margem de lucro, além de ter fundos tanto para investimentos futuro, quanto uma reserva de segurança.

Seguindo essas 7 dicas você com certeza será capaz de montar um pet shop de sucesso, estudando, tendo calma e acreditando no potencial do seu trabalho, o sucesso é praticamente garantido.

Para entrar em qualquer mercado no Brasil e do mundo é necessário saber empreender, abaixo há uma cartilha de estudos para que você possa saber como empreender, veja:

7 dicas para montar um Pet Shop de sucesso

Como empreender no mercado de pets

Ser um empreendedor é um desafio dos grandes, e ele precisa acreditar no seu potencial de crescimento, estudar muito e ter a cautela correta para saber onde está investindo.

Começar bem é algo raro, porém é uma época de aprendizado, faça cursos onde você possa entender como gerir uma empresa e quais passos que você deve dar, o Sebrae oferece diversos cursos e licenças para Microempreendedores Individuais (MEI).

Veja alguns passos que você deve seguir ao empreender:

  • protótipos: faça alguns testes e planeje o seu negócio, ou seja, faça protótipos de como montar um pet shop de sucesso, faça simulações que vão te dar um norte em relação aos custos e lucro;
  • atitude empreendedora: para quem quer empreender será necessário ter uma atitude empreendedora, ou seja, criar suas oportunidades e persistir ao ter problemas, além de corrigi-los, é claro.
  • investir: quando começar a ter um bom capital de giro, não fique retirando dinheiro do caixa, use-o para investir, o importante é não se acomodar;
  • financiamento: se você tem pouco ou nenhum dinheiro, apresente a sua ideia para um investidor ou faça um financiamento no banco, aposte na sua ideia se você achar que vale a pena.

Seguindo esse passo a passo, você terá uma boa ideia de como empreender, mantenha-se atualizado com as informações e demonstrando domínio no mercado, automaticamente ao fazer um bom trabalho os investidores vão chegar até você.

Fazer um bom marketing de sua empresa é muito importante hoje em dia, visto que a concorrência é grande e a necessidade de ser diferente é basicamente a melhor maneira de inovar. Veja mais sobre isso logo abaixo:

Fazendo marketing para Pet Shop

Atrair clientes não é fácil, mas é a base para montar um pet shop de sucesso. As técnicas de Inbound Marketing para pequenas empresas passam por 4 etapas que podem ser úteis para quem está começando, são elas:

  1. atrair
  2. converter
  3. relacionar
  4. analisar

O inbound marketing traça uma linha muito importante para quem quer montar um pet shop de sucesso, que é o relacionamento com o cliente. Isto é, o tutor de um cachorro quer sempre que seu cachorro esteja bem cuidado.

Portanto, você deve tratar os seus clientes com mordomia e oferecer serviços de qualidade.

Além disso, fidelizar o cliente com essas boas práticas vão induzir ele a recomendar seus serviços a amigos e parentes, logo você aumentará sua base de clientes, além de que um cliente que vem de uma recomendação costuma pular algumas etapas do engajamento.

E isso é bom, pois você está economizando na métrica de Custo de Aquisição de Cliente (CAC), isso é uma métrica para você medir o quanto gasta para atrair cada cliente e ver se isso está te gerando algum lucro.

Então você vai converter o interessado em alguns produtos de sua loja num cliente fiel, seguir esses passos são basicamente uma regra para montar um pet shop de sucesso.

Conclusão

Montar um pet shop de sucesso vai demandar muito esforço do empreendedor, porém não se lucra sem suor, portanto analise o mercado e diferencie sua loja dos concorrentes para obter o sucesso que tanto almeja.

Seguir as boas práticas do trade marketing é muito importante para estabelecimentos físicos, isso proporciona uma melhor visibilidade para o cliente, além de fazer com que você venda mais produtos.

E para completar as dicas para montar um pet shop de sucesso, o marketing chega para mudar as perspectivas de qualquer empreendedor. Seguindo 4 passos que mudam o seu sistema de vendas, ampliando os negócios e aumentando os lucros da empresa para investir ainda mais.

O importante é não ficar parado, se atualizar e estudar muito sobre o ramo é vital para qualquer empreendedor. O mercado já mostrou que quem fica estagnado logo quebrará, como a pesquisa da Abinpet que citamos no início do artigo.

Além disso, para garantir os produtos de melhor qualidade no mercado e que atenda uma grande demanda, você precisa saber os melhores preços de fornecedores de petiscos, de ração e de acessórios que têm no mercado. Assim, você conseguirá montar um pet shop de sucesso.