Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!
Leonardo Lima Mencarelli

Escrito por Leonardo Lima Mencarelli em 13 de março de 2020

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

4 Marcas de Ração mais Consumidas no Brasil

As marcas de ração mais consumidas no Brasil precisam estar na sua loja, elas fazem parte dos produtos para cães que não podem faltar no seu pet shop, afinal, eles pode aumentar bem a sua receita mensal.

E se você deseja oferecer outros produtos com uma margem de lucro maior é preciso atrair os clientes com as marcas mais consumidas de ração.

Então, você deve escolher o que vender baseado em estratégias de negócio e as marcas que atraem os clientes, mesmo que ofereçam uma pequena margem é o começo para que o cliente conheça você, confie na sua marca e, depois de um tempo, aceite sugestões.

Por isso, pense nos seguintes pontos quando for fechar um pedido com um fornecedor de ração:

  • valor final da ração para o cliente;
  • benefícios para o cachorro;
  • autoridade e qualidade da marca;
  • se tem opções de tamanho, raça e idade.

Isso te ajudará a ter as melhores opções de marcas de ração em seu pet shop. E quando os cachorros enjoarem da ração que estão comendo, isso acontece com certa frequência, será o momento de oferecer outra ao tutor do cão.

Por isso, ter um catálogo extenso, de qualidade e com marcas que tenham alcance de mercado é fundamental para o negócio, além disso, adotar técnicas de exposição de produtos pode fazer com que suas vendas aumentem, sabia disso?

Bom, nossa intenção aqui é te ajudar com informações para que você possa vender mais em seu pet shop. E para isso reunimos diversas dicas, que se colocadas em prática, farão sua receita aumentar.

Então, neste artigo, você vai saber quais as 4 marcas de ração mais consumidas no Brasil, aproveite nossos tópicos sobre o tema:

Marcas que possuem mais alcance de mercado no ramo de pet shop

Há marcas que têm maior alcance de mercado e que impulsionam as vendas de um comércio, um destes casos são marcas de ração. Escolher os fornecedores corretos e que trazem uma boa qualidade as prateleiras de sua loja muito importante.

Portanto, não basta só ter um atendimento de qualidade e um layout bonito, também é preciso pensar na qualidade nos produtos que você oferece ao seu cliente.

Então, quando for escolher as marcas e produtos que vai oferecer em sua loja, pense como o consumidor. Aliás, você é o consumidor de alguma coisa, pergunte-se se a qualidade do item escolhido iria agradar você, mas é preciso ser exigente.

Há marcas bem-conceituadas no ramo de ração para cachorro, você deve estar atento a elas, porque além de qualidade, elas já ocupam um bom espaço na mentalidade do consumidor.

Estas marcas recebem um bom alcance em relação ao mercado e vendem bastante. Mas isso não quer dizer que você deva ter todas elas. É claro que cada região consome mais ou menos um tipo de ração, então conheça seus consumidores e ajuste seu estoque com base nisso.

Alguns pontos para conhecer seus consumidores são:

  • o valor médio de gasto com ração;
  • o tipo de marca que mais consomem;
  • quantas vezes muda de ração por ano;
  • se recebe indicação de amigos ou veterinários;
  • como ele conheceu seu pet shop.

Se você elaborar uma pesquisa com estes pontos de interesse, saberá não só a ração mais consumida por eles, mas também outros produtos que poderão ser consumidos por eles. E assim, poderá escolher as marcas de ração mais consumidas no Brasil que devem estar na sua loja.

Tipos de ração que vendem

Os tipos de ração fazem parte de um papel importante na decisão do que vender para o seu cliente no pet shop. Porque os tipos de ração variam de acordo com o cachorro. Então, além da marca, você precisar pensar no tipo de ração, por exemplo, as rações do tipo super premium ou apenas premium podem vender bem pelo seguinte fator: indicação do veterinário.

Isto significa que ao consultar um veterinário para encontrar a ração e o tipo perfeitos para um cachorro, o tutor tende a aceitar a sugestão do veterinário. Portanto, você também precisa conhecer o que os veterinários da sua região costumam indicar. 

Separamos alguns tipos de ração para seu conhecimento, veja:

  • super premium: um tipo mais caro em relação a outros, esta oferece ao animal todos os nutrientes e alguns outros extras que não se encontra em outros tipos de ração, porém seu fluxo é menor devido ao preço;
  • premium: alguns extras aqui e acolá, o tipo premium abrange muitos animais e tem mais nutrientes para o cachorro do que a ração convencional;
  • normais: as tidas como normais são rações que são adequadas a raça e idade do cachorro, já que a idade vai determinar qual a ração que o tutor deve comprar. 

Sendo assim, já tenha em mente que você deve ter em seu catálogo de rações para filhotes, adultos e ração para cachorro idoso;

  • uso clínico: tem algumas rações que são difíceis de se encontrar, estas são consideradas rações de uso clínico. Um cachorro que está obeso e precisa emagrecer tem de se alimentar de rações light, ou cães com alguns outros problemas precisam ter uma alimentação especial.

Agora que conheceu os tipos de ração, deve pesar em seus cálculos quais fazem mais sentido oferecer ao seu cliente.

Pense sempre nele, pois, ter clientes fidelizados é um dos segredos para ter boas vendas e divulgar seu negócio, então você pode até comprar uma pequena quantidade de ração que só é comprada por poucos: eles vão se sentir especiais e divulgar seu negócio para os amigos, vizinhos e familiares.

Sabendo tudo isso, vamos ao ponto deste texto, as 4 marcas de ração mais consumidas no Brasil:

4 marcas de ração mais consumidas no Brasil

As marcas de ração mais consumidas no Brasil são excelente para se ter em seu empreendimento, afinal, quanto mais produtos conhecidos, maior será a tendência que seus clientes sejam atraídos, porém a ração pode não ser o carro-chefe de sua empresa.

Além disso, não é só de ração que vivem os cães. Segundo o estudo da CVA Solutions, cerca de 26% dos tutores de animais de estimação tendem a usar algum complemento com a ração. Por isso, é fundamental que você ofereça outro tipo de complemento alimentar.

Um exemplo que vende muito são os petiscos para cães. Uma ótima forma de complementar a suas vendas, pois os petiscos tendem a ter um mercado bem diversificado, trabalhando de maneira excelente as dietas que os cães precisam, então isso é um ponto fundamental a oferecer para seu cliente.

Dito isso, veja as 4 marcas de ração mais consumidas no Brasil:

  1. Pedigree: seguindo os dados do ponto de interesse, que partem desde o preço da ração até o momento do poder de mercado, a Pedigree é quem lidera este ranking, uma marca altamente reconhecida no mercado nacional e internacional. Portanto, é uma escolha natural para se oferecer em seu pet shop;
  2. Royal Canin: uma divisão do grupo Mars-Royal Canin, essa que é uma marca de ração que oferece produtos premium, tendem a ser para um público mais específico, além disso, ela é mais vendida entre raças de cachorros Lhasa, Yorkshire e Shitzu;
  3. Dog Chow: outra marca fortemente reconhecida no mercado brasileiro e mundial, portanto, é sempre uma boa opção para se ter em um pet shop que está buscando reconhecimento no mercado pet;
  4. PremieR: uma marca que tem uma precificação mais compatível com pessoas de renda inferior a classe média alta do Brasil, é bom ter esse tipo de opção em uma loja de pet shop, pois a abrangência de mercado que você pode ter com ela, por vezes vai superar as outras marcas.

Ter essas 4 marcas de ração mais consumidas no Brasil é bom para o pet shop ou até mesmo um centro de estética pet. Além do fato de que oferecer marcas que são reconhecidas pelo público de alguma maneira, como um comercial visto na televisão, propaganda na internet , ou seja, lá o que for é ótimo para se adquirir mais clientes.

Ainda segundo a pesquisa da CVA Solutions, há uma forma de se perceber o valor a ser atribuído para uma marca de ração: elas são divididas em vários tipos e características que fazem valer a pena seu custo-benefício.

O que é valor percebido?

O valor percebido é uma série de avaliações relevantes que uma pessoa usa para comparar produtos, no nosso caso serão as marcas de ração mais consumida no Brasil, correto? Pois bem, estes pontos são os seguintes:

  • resultado nutricional para o cachorro;
  • opções de sabores da mesma marca;
  • tamanho da ração e para que tipo de cachorro ela é indicada;
  • facilidade de comprar a ração;
  • preço e o rendimento dela.

Dentre esses requisitos, quem foi melhor segundo a CVA Solutions, foi a marca Equilíbrio, seguida de Alpo e Hills Science. , ou seja, as marcas de ração mais consumidas no Brasil não tem o melhor valor percebido dentre as opções que há no mercado.

Pois é, como não dá para adivinhar todo o tipo de cliente, é interessante que você ofereça marcas de ração que não dominam tanto o mercado quanto essas, porém disponha de um local com menos exposição que outras marcas, tendo em vista que estas não são tão reconhecidas.

Se você precisa de um boom nas vendas, seria interessante adicionar aos seus serviços alguns extras que possam atrair os clientes a comprarem as marcas de ração mais consumidas no Brasil, veja quais você pode adicionar em seu empreendimento:

Serviços extras para atrair mais clientes pela ração

As marcas de ração mais consumidas no Brasil trazem clientes a loja pelo seu alcance no mercado, devido a história, valores para investir em marketing, entre outros fatores que fazem com que certas marcas de ração se sobressaiam.

Mas além de oferecê-las é preciso investir em Inovação, porque isso traz uma possibilidade muito interessante que de os serviços extras que você pode oferecer em sua empresa para aumentar ainda mais suas vendas.

Isto é, abre-se uma brecha no mercado ao analisar o que é ofertado aos tutores de animais de estimação, então invista nessas brechas e faça sucesso.

Abaixo há uma lista de serviços extras que podem ser interessantes para você, confira:

  • adestrador: muitos adestradores utilizam petiscos para atrair os cães e mostrar-lhe os bons comportamentos, algumas marcas de ração oferecem rações específicas para o treinamento, elas são menos calóricas e devolvem a energia gasta pelo cão;
  • acomodação: muitos locais de pet shop oferecem uma hospedagem temporária, dessa forma, será necessário marcas de ração bem variadas para adaptar qualquer cachorro que você recepcionar;
  • transporte: o sistema leva e traz do banho e tosa é muito útil para tutores que não tem tempo para levar seus cães no pet shop, entretanto, alguns cães ficam desconfortáveis durante a viagem, ofereça-lhes um petisco ou uma porção de comida;
  • fidelidade: fidelizar um cliente é uma excelente maneira de gerenciar as finanças do empreendimento, portanto, faça promoções com os clientes fidelizados, como se fosse um programa de sócio. Escolha alguns produtos para ele experimentar, por exemplo, se ele não comprou tirinhas de peito de frango, ofereça um pacote como brinde e logo ele começará a comprá-los.

A execução destes serviços extras, vinculados a marcas de ração famosas, vão trazer ao seu pet shop uma credibilidade na qual o cliente vai se sentir confiante. Utilizar deste tipo de estratégia é como um auto impulsionamento.

Porém, como o ditado já diz: “com uma andorinha só, não se faz verão”, há os produtos ligados às marcas de ração que fazem as vendas subirem, então para que você fique sabendo, continue a leitura.

Produtos ligados a ração que vendem

Marcas de ração famosas e bem vistas pelo seu público-alvo são um parâmetro na hora de contratar um fornecedor.

Porém, existem alguns produtos que podem ser tratados como backup, ou seja, produtos que vendem bastante e que estão relacionados às marcas de ração. Abaixo há alguns destes produtos que você pode oferecer ao seu consumidor, confira:

  • petiscos: provavelmente este produto será seu carro-chefe. Os cães ficam ansiosos para receber o um petisco como chips filé de peito de pato depois de um bom comportamento, treinamento ou simplesmente por mimo mesmo.
  • vasilhas: as vasilhas fazem parte do cotidiano de qualquer cachorro ou animal de estimação, com isso, é importante deixar as disposições dos produtos de forma relacionada. Os cães fazem muitas travessuras, sendo assim, a possibilidade dele de estragar as vasilhas e precisar de trocar é sempre um risco;
  • brinquedos: os brinquedos auxiliam os tutores a distraírem os cães enquanto eles não chegam de seus compromissos, então é um produto que vende tanto quanto marcas de ração famosas que seu pet shop pode ter;
  • produtos de higiene: é sempre bom oferecer produtos de higiene aos tutores que preferem dar banho em seus cães, a depender da altura do cachorro, este consumidor vai sempre estar voltando para comprar mais shampoo por exemplo.

Ter um bom marketing é quase tão necessário quanto vender, é a famosa frase de “uma mão lava a outra”, sendo assim, são setores que devem andar de mãos dadas em sua empresa. Ter marcas de ração que são as mais consumidas no Brasil é tão fundamental quanto a loja.

Ter credibilidade é a alma de um negócio de pet shop, afinal, se envolver com os pets que os tutores consideram praticamente como filhos exige cuidado e amor.

Conclusão

Você viu que as grandes marcas de ração mais consumidas no Brasil inteiro podem melhorar suas vendas, mas viu também que deve pensar em outras coisas como:

  • posicionamento dos produtos;
  • estudar seu público-alvo;
  • diversificar seus produtos;
  • dar atenção às recomendações dos veterinários locais;
  • conhecer os tipos de ração e para quais idades e raça são destinadas;
  • inovar com serviços diferenciados.

Agora, aproveite tudo o que aprendeu aqui, coloque em prática e aumente seu faturamento!