Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!
Maykon M. Martins

Escrito por Maykon M. Martins em 01 de outubro de 2019

Receba nossos artigos

Aguarde, enviando contato!

1º Hospital Veterinário Público de Osasco (HVPO)

Hospital Veterinário Público embora não seja algo novo é sempre muito comemorado, porque apesar de existir unidades de tratamentos públicos veterinário no Brasil, eles ainda são poucos.

E agora a cidade de Osasco no estado de São Paulo além de contar com o seu 1º hospital veterinário público, também conta com a segunda unidade tida como a maior do Brasil.

O 1º hospital faz parte de uma programação de comemoração pelos 57 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Nem todo mundo pode investir na saúde do seu cão, por isso, o poder público tem tomado medidas para ajudar os animais que cada vez mais fazem parte do dia a dia das famílias e até como membro dela.

O 1º hospital veterinário público de Osasco fica na Avenida Franz Voegeli, 930, Jardim Wilson, zona Sul. Ele recebeu o nome de Manchinha em homenagem ao cachorro morto por agressão, vamos lembrar um pouco desse caso?

O caso Manchinha

O caso ocorreu na cidade de Osasco, um segurança de um supermercado agrediu com uma barra de ferro um cachorro, em consequência disso, segundo o G1, o cão teve uma hemorragia e morreu.

O cachorro era um animal de rua, dócil que vivia nas ruas em torno do mercado. O caso repercutiu por todo país e mobilizou as pessoas com a reflexão sobre o lugar dos animais na sociedade e sobre a necessidade de punir os crimes contra eles.

Em vista disso, o governo municipal decidiu homenagear o animal e colocou o nome dele no primeiro hospital veterinário público de Osasco: Manchinha. Bem legal, concorda?

Lei Contra Abuso com os Animais

Abusar dos animais é crime ambiental previsto na lei de número 9.605/98. No artigo 32º dela diz o seguinte:

“Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.”

Então, é preciso também conscientizar as pessoas de que maus-tratos a animais é crime. O hospital veterinário público de Osasco ao escolher o nome de Manchinha contribui para esse debate.

É importante lembrarmos desse caso triste para que não ocorra outros iguais.

Serviços oferecidos pelo 1º hospital veterinário público de Osasco

O hospital veterinário público de Osasco atende cães e gatos com procedimentos de baixa complexidade, oferecendo consultas, exames, medicação, curativos e até pequenas cirurgias para o bem-estar animal.

É possível até fazer ultrassonografia e hemograma completo. A unidade distribui 30 senhas por dia e abre de segunda a sexta-feira das 8h da manhã às 17h.

Desde a inauguração a demanda tem sido bem elevado, com retirada de senha a partir das 7:30h, mas a fila começa de 6h às 10h ou até mesmo passa desse horário.

Isso demonstra o quanto as pessoas precisam de um atendimento público para os seus animais de estimação.

Como é a estrutura

A estrutura do hospital veterinário público de Osasco conta com:

  • sala de recepção
  • 2 consultórios
  • centro cirúrgico
  • salas para coleta de sangue e imagem
  • 2 banheiros

O corpo de funcionário e pequeno, mas bem especializado com:

  • recepcionista
  • 2 clínicos
  • anestesista
  • 3 enfermeiros
  • 2 cirurgiões
  • auxiliares de limpeza

Além disso, o local conta com o PET Parque, ou seja, não é preciso levar o seu cachorrinho lá só quando ele tiver algum problema de saúde. É possível levá-lo para se divertir numa área verde, com bastante espaço para brincar ao ar livre.

Não há restrições para animais lá, pois o local foi feito para eles mesmo, há inclusive aparelhos para eles fazerem atividades físicas.

Mas fique atento, o PET Parque não funciona de segunda em diante, mas de terça a domingo de 8h às 20h. Então, não há desculpas para não sair com seu pet.

Aproveite o espaço e confira este artigo: 4 Esportes para Cachorro, alguns deles podem ser feitos no PET Parque.

Com o sucesso e a grande demanda outro hospital veterinário público foi inaugurado em Osasco, dessa vez na zona norte e com mais serviços, confira:

Hospital Veterinário Público de Osasco, Unidade Zona Norte

O hospital veterinário público da Zona Norte é o maior do Brasil, ele está na Avenida Lourenço Belolli. Nele será possível realizar consultas para os animais de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.

O sistema de funcionamento é o mesmo da unidade citada acima, ou seja, distribuição de senha a partir das 7h30.

O hospital oferece:

  • raio-x
  • exames de imagem
  • laboratório clínico
  • centro cirúrgicos para cirurgia geral, de tecidos moles e ortopedia
  • auditório para cursos e palestras

Ou seja, os hospitais veterinários públicos de Osasco são um investimento e tanto para saúde dos cães e gatos da região. Então, se você precisar tratar as doenças mais comuns de cachorro e até um atendimento emergencial, lembre-se que há esses locais de graça para você.

E então, conte para a gente nos comentários se você conhece algum desses hospitais públicos veterinários e se já levou seu cão ao Pet Parque para se divertir.