Nosso e-mail comercial@johnsfarms.com.br
Contate-nos pelo telefone +55 (11) 4620-9150

Alimentação de Cachorro: tudo o que você precisa saber

A alimentação do cachorro tem um efeito direto na saúde dele, assim como nos dos humanos. Faz um tempo que a preocupação com uma boa alimentação, de qualidade e que supra as necessidades nutritivas de cada um.

E não tem sido diferente com os cachorros, cada vez mais, os donos se preocupam com o que eles vão comer e qual o impacto do alimento na saúde deles, por isso, os alimentos naturais, como o petisco natural que a John’s Farms oferece aos seus clientes, têm sido cada vez mais procurado.

Por isso, quando o assunto é alimentação de cachorro, é necessário ter atenção, se usar rações e petiscos de qualidade e que seja da sua confiança. Pois, o que seu pet consome do dia a dia é muito importante para o bem-estar dele.

Para acabar com as dúvidas de uma vez por todas, preparamos um guia completo sobre a alimentação canina com tudo que você precisa saber sobre o assunto, trataremos sobre:

  • Tipos de alimentos para cachorros
  • Vantagens de alimentos naturais para cachorro
  • Quantidade de ração que se deve dar ao cachorro
  • Qualidade ideal da alimentação do cachorro
  • Bônus: 5 práticas para melhorar o bem-estar do seu cão.

Tipos de alimentos para cachorros

Como dissemos acima, a preocupação com uma alimentação para cachorro de qualidade e natural tem crescido muito, com isso, as marcas e as categorias de rações, petiscos, etc. são diversas como:

  • alimentos frescos resfriado
  • alimento cru
  • alimentos orgânicos
  • livre de grãos
  • ingredientes exóticos
  • para dietas a base de carne
  • a base de proteína
  • dietas vegetarianas

Além disso, surgiram algumas linhas dedicadas como:

  • saúde intestinal
  • saúde bucal
  • saúde do trato urinário
  • animais mais velhos
  • animais atletas
  • treinamento de filhotes

Isso se deu pelo surgimento de uma preocupação na melhora da qualidade dos alimentos de cachorro, exigido pelos clientes.

O artigo Alimentação natural para cães e gatos, publicado na Revista Brasileira de Zootecnia, apresenta algumas considerações sobre essa alimentação.

Alimentos naturais

Os alimentos de cachorro de tipo natural são livres de produtos químicos e sem conservantes artificiais. A Pet Food Industry Federation define esses alimentos assim:

“componentes dos alimentos para animais de estimação sem eventuais aditivos e que apenas tenham sido submetidos a um processamento para torná-los aptos para produção pet food e a manutenção do conteúdo de todos os nutrientes essenciais. Como exemplos de processamento podem ser citados: congelamento, concentração e pasteurização (Groot & Schreuder, 2009)”

Quantidade de ração que se deve dar ao cachorro

Devemos fazer um alerta, tudo em excesso é prejudicial à saúde, certo? Com os cães não é diferente. Comer em excesso pode causar obesidade e gerar doenças graves, por isso, é preciso ter moderação, mesmo nos alimentos que apresente alto teor nutritivo.

Pensando nisso, é importante se atentar a quantidade ideal de acordo com o porte do seu animal. Então preparamos essas informações para você, confira:

alimentação para cachorro filhote

Até 45 dias de vida, o peludo deve se alimentar exclusivamente do leite materno. Após este período, a ração já pode ser introduzida aos poucos. Apesar da grande quantidade de opções disponíveis no mercado, escolha sempre as mais macias.

Você deve oferecer o alimento até três vezes ao dia. Ao completar um ano, o filhote já pode se alimentar duas vezes ao dia e a ração pode ser seca.

cães adultos de porte pequeno

A quantidade ideal para cada animal vai depender do seu gasto energético, no entanto, existem alguns itens que podem ajudar no cálculo.

Se o animal tiver um gasto calórico de um cão ativo, a quantidade de ração indicada vai variar entre 100 e 175 gramas por dia, mas o veterinário deve ser consultado para que se saiba a quantidade ideal.

cães adultos de porte médio

O gasto calórico nessa faixa etária já é maior e isso impacta na alimentação do cachorro. Para os adultos de porte médio, a quantidade ingerida por dia pode variar entre 180 e 270 gramas de acordo com as atividades e exercícios diários que o cão pratica.

Se ele passeia todos os dias, se ele brinca correndo para lá e para cá, ou se quase não corre e tem pouco espaço de lazer, a alimentação será maior ou menor.

cães adultos de porte grande

Os cães de porte grande costumam pesar entre 25 e 50 quilos. Considerando o gasto elevado de calorias apenas uma hora por dia, o ideal é que o cachorro coma entre 280 e 420 gramas de ração todos os dias.

cães de porte gigante

Os cachorros que ficam entre 50 e 90 quilos já são considerados gigantes. A quantidade ideal diária de ração deve estar entre 420 e 650 gramas todos os dias.

É importante prestar atenção na terceira idade. No caso dos animais pequenos, a partir dos 10 anos o animal é considerado idoso. No caso dos cães gigantes, eles já são velhinhos com seis anos de idade.

Esse processo também pode impactar na quantidade ideal de alimentação cachorro que deve ser consumida.

Sobre os petiscos, a quantidade ideal será próxima a 5% do que deve ser oferecido diariamente de ração para o cachorro. Opte sempre pelos snacks mais naturais possíveis, descubra aqui neste poste qual é o melhor petisco para cães.

Vantagens de alimentos naturais para cachorro

Os alimentos crus fazem parte da dieta natural e são considerados de alto valor nutritivo, eles são separados nestas categorias:

  1. alimentos crus balanceados
  2. dietas caseiras com alimentos crus
  3. ração mais carne crua.

Embora se entenda que a alimentação crua é a que ofereça uma quantidade completa de nutrientes, qualquer mudança na alimentação do seu cão deve ser acordada com seu veterinário.

A dieta natural comparada às dietas tradicionais é bem melhor para digestão do cachorro, principalmente se ela for in natura.

A qualidade ideal da alimentação do cachorro

A alimentação de cachorro de qualidade é fundamental para garantir que o animal tenha sempre a quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais que seu corpo precisa. E isso não é importante somente para ração, os petiscos também devem ser saudáveis, ricos em proteínas e antioxidantes fundamentais.

A John's Farms preza pela qualidade e oferece para o seu peludo petiscos de qualidade que te ajudarão a manter a alimentação do seu cachorro sempre com os melhores nutrientes com tudo que ele precisa para ter uma vida saudável e saborosa.

Mas para o bem-estar do seu animal, não basta apenas uma alimentação saudável, é preciso tomar algumas medidas também. Por isso, preparamos abaixo 5 dicas que vão ajudar a fazer o dia a dia do seu cão ser melhor.

Bônus: 5 práticas para melhorar o bem-estar do seu cão

O bem-estar animal começou a ser discutido em 1964 por influência do livro Máquinas-Animais, de Ruth Harrison. O livro deu bases para várias decisões e estudo voltados para o melhor tratamento com os animais.

Não entraremos nos aspectos históricos desse tema, mas vamos dar 5 dicas sobre práticas que melhoram o bem-estar do seu cão.

1. Bem alimentado e sem sede: como dissemos acima, a alimentação é importante para o bem-estar do seu cão, ela deve ser de qualidade e ter todos os nutrientes que ele precise para viver bem. Além disso, a água, seu cão precisa se hidratar, não deixe faltar água na tigela dele.

2. Conforto: um ambiente agradável só faz bem, não é mesmo? Aos cachorros também, eles devem ter espaço para brincar, descansar, correr…

3. Livre da dor: levar o cão com regularidade ao veterinário e tomar medidas para que a saúde do cão esteja em dia faz parte do bem-estar de qualquer animal. Por isso, deve-se manter as vacinas para cachorro em dia.

4. Livres para expressar seus comportamentos: o cão gosta de correr, pular, latir, morder um bom osso (ou sandália, cuidado! isso é sinal de que ele está sem brinquedos para morder), fazer bagunça, passear…

5. Sem medo e estresse: muitas pessoas pensam que só nós ficamos estressados, não é bem assim, os cães também, já ouviu falar da síndrome do coração partido? Não? Então cliquei aqui e saiba mais sobre isso.

Seu cão precisa te amar e não ter medo de você, o medo tira a confiança dele, essa relação de confiança é bem interessante e durante as técnicas de adestramento aprendemos isso.

Conclusão

Fazer o cão feliz e saudável é uma preocupação constante dos tutores, por isso, a alimentação e o bem-estar geral do animal é sempre considerado.

E agora que você já viu a importância da alimentação nesse processo, é hora de melhorar a alimentação do seu cão, vá ao veterinário e peça para substituir a alimentação dele por uma mais natural.

E então? Diga para a gente o que achou do nosso artigo, deixando um comentário abaixo, e compartilhe essas informações sobre alimentação de cachorro e práticas de bem-estar com seus amigos.


Comentarios


Se você se interessou por Alimentação de Cachorro: tudo o que você precisa saber, você vai gostar de ver:

Regiões onde a John's Farms Brasil atende Alimentação de Cachorro: tudo o que você precisa saber:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque